Equilibre-se!

Equilibre-se!

Não é novidade que manter uma alimentação equilibrada – principalmente combinada com a prática regular de exercícios físicos – é capaz de fazer milagres para o corpo. E não é só uma questão estética. Alimentar-se corretamente também faz muito bem para a saúde. 

Uma alimentação adequada e balanceada reduz em até 80% o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Entre os nutrientes que aumentam o risco para as doenças, quando consumidos em quantidades excessivas, estão a gordura saturada, gordura trans, os açúcares simples e o sal. Eles exercem efeito direto sobre a saúde do coração, além de influenciar outros fatores de risco, como a hipertensão,   colesterol, obesidade e o diabetes.

Confira abaixo alguns alimentos que são amigos do coração. 

Aveia: O farelo de aveia é o alimento mais rico em fibras solúveis e com maior capacidade de diminuir o colesterol.  

Azeite de oliva: O tipo extra virgem reduz os níveis de colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Assim, previne as doenças cardíacas. É também fonte de gordura monoinsaturada, considerada a mais benéfica para o coração.

Suco de uva: Os flavonoides presentes na uva podem agir como substâncias antioxidantes, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

Peixes (sardinha, salmão): São ricos em ômega-3, possuem ação anti-inflamatória e também auxiliam na redução do colesterol ruim e triglicérides e aumento do bom colesterol.

Soja: Reduz os níveis de colesterol sanguíneo, pela ação das proteínas da soja e das isoflavonas, classe de substâncias vegetais que têm funções semelhantes ao estrógeno humano. 

Chocolate: O chocolate amargo em pequenas quantidades pode exercer efeitos cardioprotetores devido à presença dos flavonoides do cacau que são substâncias antioxidantes capazes de reduzir o colesterol ruim, evitar a formação de trombos e reduzir a pressão arterial.

No Comments

Post A Comment