5 dicas para dar adeus à dor nas pernas

5 dicas para dar adeus à dor nas pernas

Estimular a circulação sanguínea alivia a dor nas pernas. Isso porque favorece o retorno do sangue das pernas para o coração, aliviando a dor e o cansaço.

Confira cinco dicas para dar adeus à dor nas pernas:

1. Use meias elásticas.

O uso de meias elásticas é recomendado porque elas ajudam o sangue a subir em direção ao coração. Porém, atenção: elas devem ser recomendadas por um médico.

2. Exercite-se!

Os músculos da panturrilha desempenham um papel importantíssimo no retorno do sangue ao coração, funcionando como um “segundo coração”. Por isso, fazer exercícios que trabalham esses músculos, como caminhar, nadar ou pedalar, melhoram a circulação sanguínea e aliviam a dor nas pernas.  

3. Mexa-se!

Quem trabalha sentada deve se levantar a cada duas horas, pelo menos, para movimentar os músculos da perna. Se não for possível, exercitar as pernas mesmo sentada, levantando e abaixando os pés, a cada 30 minutos.

4. Pernas pro alto!

Deite-se de barriga para cima com uma ou mais almofadas embaixo dos pés para que eles fiquem mais altos do que os quadris, deixando as pernas elevadas durante 20 minutos, todos os dias. A medida auxilia a saída do sangue das pernas e favorece o retorno do mesmo ao coração, além de aliviar a dor, o peso e o cansaço nas pernas.

5. De olho na balança!

Quanto maior a circunferência abdominal, maior é a dificuldade do sangue em voltar para o coração, favorecendo o seu acúmulo nas pernas e, consequentemente, causando dores.

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