Cuidados ao usar meias de compressão

Cuidados ao usar meias de compressão

As meias de compressão ajudam a evitar as complicações causadas pelas varizes. Elas são recomendadas para quem permanece muito tempo em pé ou sentada, na mesma posição, e já tem ou quer prevenir as varizes. O período prolongado sem se movimentar prejudica a circulação do sangue e propicia a formação de veias dilatadas e doentes, como já falamos aqui.

As meias corrigem o problema circulatório por comprimir os vasos sanguíneos e podem ser usadas até mesmo durante os exercícios físicos. Porém, elas só devem ser utilizadas sob orientação médica, já que para cada pessoa é indicado um tipo de meia, com determinada pressão.

A meia não deve deixar a perna marcada. Caso isso aconteça, é sinal de que o produto não é o ideal para a paciente e ela deve experimentar outra, até provar uma que seja adequada. O ideal é que a meia seja mais justa na parte de baixo, na região do tornozelo, e mais confortável na parte de cima. Usá-las preserva não só a circulação, como também gera sensação de bem-estar, já que evita a sensação de peso nas pernas no fim do dia.

As meias de compressão ajudam a prevenir as complicações causadas pelas varizes, como a trombose. Devem ser vestidas logo pela manhã e retiradas somente à noite, para tomar banho e/ou dormir. Quando a pessoa está deitada, o sangue flui normalmente e o uso das meias de compressão pode ser dispensado.

Em caso de dúvidas, consulte seu médico.

No Comments

Post A Comment