
02 mar Alimentação equilibrada para deixar o coração em dia
Não é novidade que manter uma alimentação equilibrada – principalmente combinada com a prática regular de exercícios físicos – é capaz de fazer milagres para o corpo. E não é só uma questão estética. Alimentar-se corretamente também faz muito bem para a saúde.
Uma alimentação adequada e balanceada reduz em até 80% o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Entre os nutrientes que aumentam o risco para as doenças, quando consumidos em quantidades excessivas, estão a gordura saturada, gordura trans, os açúcares simples e o sal. Eles exercem efeito direto sobre a saúde do coração, além de influenciar outros fatores de risco, como a hipertensão, colesterol, obesidade e o diabetes.
Confira abaixo alguns alimentos que são amigos do coração:
Aveia: O farelo de aveia é o alimento mais rico em fibras solúveis e com maior capacidade de diminuir o colesterol.
Azeite de oliva: O tipo extra virgem reduz os níveis de colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Assim, previne as doenças cardíacas. É também fonte de gordura monoinsaturada, considerada a mais benéfica para o coração.
Chocolate: O chocolate amargo em pequenas quantidades pode exercer efeitos cardioprotetores devido à presença dos flavonoides do cacau que são substâncias antioxidantes capazes de reduzir o colesterol ruim, evitar a formação de trombos e reduzir a pressão arterial.
Peixes (sardinha, salmão): São ricos em ômega-3, possuem ação anti-inflamatória e também auxiliam na redução do colesterol ruim e triglicérides e aumento do bom colesterol.
Soja: Reduz os níveis de colesterol sanguíneo, pela ação das proteínas da soja e das isoflavonas, classe de substâncias vegetais que têm funções semelhantes ao estrógeno humano.
Suco de uva: Os flavonoides presentes na uva podem agir como substâncias antioxidantes, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
No Comments