6 dicas para movimentar-se durante o voo

6 dicas para movimentar-se durante o voo

Realizar viagens muito longas de avião pode despertar um certo medo nas pessoas: o de ter trombose venosa. Mas nem por isso a viagem dos sonhos deve ser adiada, tá? Para evitar problemas, há maneiras de evitar que o coágulo de sangue se forme nas veias. A principal é se movimentar durante o voo.

A trombose venosa consiste na formação de um coágulo de sangue na veia que impede a circulação sanguínea de ocorrer adequadamente. Os coágulos podem se formar quando uma pessoa permanece sentada no mesmo lugar por um longo período, sem se mexer.

Pessoas mais velhas, com problemas genéticos de coagualação, que usam anticoncepcionais, realizam tratamento hormonal, fumam, têm varizes, insuficiência cardíaca, tumores malignos, obesidade ou familiares com trombose venosa são as que correm maior risco de desenvolver a doença.

Para longas viagens aéreas, recomenda-se a ingestão de líquidos em grande quantidade. Além disso, é importante caminhar a cada duas horas e utilizar meia elástica. Movimentar-se durante o voo também ajuda a diminuir o risco de um coágulo de sangue se formar. Listamos seis dicas para exercitar-se sem sair do seu assento. Os exercícios devem ser repetidos a cada duas horas, no mínimo. E curta a viagem!

  1. Levante os pés do chão e gire-os em círculos. Repita o movimento cinco vezes no sentido horário e cinco vezes no sentido contrário.
  2. Mantenha os calcanhares no chão e aponte os dedos para cima tanto quanto conseguir. Em seguida, mantenha os dedos dos pés no chão e levante os calcanhares. Repita o movimento cinco vezes.
  3. Incline-se um pouco para a frente, aperte as mãos em torno do joelho e levante-o em direção ao peito. Mantenha a posição por 15 segundos e, em seguida, faça o mesmo com a outra perna. Repita duas vezez.
  4. Passe o braço direito por cima da cabeça e segure o ombro esquerdo com a mão. Depois, com a mão esquerda, segure o cotovelo direito. Mantenha a posição por 15 segundos e a repita com o braço contrário. Faça o movimento duas vezes com cada braço.
  5. Mantenha os braços parados, paralelos ao corpo, e gire os ombros cinco vezes para a frente e outras cinco vezes para trás.
  6. Mantenha os pés no chão, contraia o abdômen e, lentamente, deslize as mãos pelas pernas, até chegar aos tornozelos. Mantenha o alongamento por 15 segundos e, lentamente, retorne à posição inicial.

 

 

No Comments

Post A Comment