Páscoa com chocolate, sim!

Páscoa com chocolate, sim!

A Páscoa está chegando! Apesar de ser calórico e conter gordura e açúcar, os vilões de qualquer dieta, a verdadeira ameaça do chocolate é o consumo em excesso. Por isso, mesmo durante a Páscoa, é preciso maneirar e aproveitar os vários efeitos benéficos do alimento.

Em quantidades pequenas, o chocolate não faz mal, não engorda e, melhor ainda, pode até ser bom para a saúde. Ele, especialmente na versão amarga, pode evitar doenças cardíacas, beneficiar a cognição e até ajudar a emagrecer.

Os grandes responsáveis por fazer com que o chocolate seja saudável são os flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias encontrados no cacau. Por isso, quanto mais amargo for o chocolate – ou quanto maior for o teor de cacau dele – melhor para a saúde. A função dos antioxidantes é proteger as células dos radicais livres produzidos em excesso, reduzindo, assim, o risco de problemas cardiovasculares.

Consumir 13 gramas de chocolate amargo por dia (o que corresponde a mais ou menos dois quadradinhos de uma barra) já é suficiente para obter os benefícios do alimento. É preciso também cuidar com os excessos para não engordar. A dica é comer chocolate com moderação e, em datas especiais, como a Páscoa, consumir um pouco mais. Mas sem exageros, ok?

No Comments

Post A Comment