Qual é a relação entre obesidade e varizes?

Qual é a relação entre obesidade e varizes?

A obesidade é uma das maiores epidemias do mundo. O stress, o sedentarismo e a má alimentação são os principais colaboradores para o desenvolvimento da doença. Junto com ela, podem aparecer outras doenças, como hipertensão, problemas cardiovasculares e diabetes.

Mas qual a relação da obesidade com as varizes? Embora isoladamente ela não seja uma causadora de varizes, a obesidade está relacionada a uma maior gravidade do quadro. Isso significa que o fato de uma pessoa ser obesa não é suficiente para que as varizes se desenvolvam.

O que existe é uma série de causas associadas, como fatores genéticos, ser do sexo feminino, ter tido trombose, ficar muito tempo em pé ou sentada, não fazer exercício físico e estar ou ter ficado grávida. Porém, se as varizes aparecerem em uma pessoa obesa, o quadro será mais severo e com mais chances de complicações do que se a mesma pessoa estivesse com peso adequado.

Por isso, sempre vale lembrar: leve uma vida saudável. Controle sua alimentação, durma bem, faça exercícios físicos regularmente e, sempre que preciso, procure seu médico.

No Comments

Post A Comment