Musculação causa varizes?

Musculação causa varizes?

A relação entre o aparecimento de varizes e a hipertrofia muscular é uma dúvida frequente de quem frequenta academias. Mas será que a musculação é prejudicial para a circulação das pernas?

Como já explicamos aqui, a bomba muscular das panturrilhas é um dos principais mecanismos para auxiliar o retorno do sangue venoso dos pés para o coração. Conforme a musculatura da panturilha contrai, as veias profundas próximas a ela são “espremidas” e o sangue é impulsionado para cima. O sangue consegue ir apenas em uma direção (para cima) devido às válvulas existentes no interior dessas veias, que impedem que o sangue retorne para o pé. Ou seja, a contração e o relaxamento da musculatura é benéfico para a circulação venosa, melhorando o retorno do sangue e diminuindo o risco das varizes aparecerem.

Assim, quanto mais vezes a pessoa contrai e relaxa a musculatura da panturilha, melhor é o retorno venoso. Os exercícios aeróbicos como caminhada, corrida e ciclismo, são os mais benéficos. Na musculação, a musculatura também se contrai, porém com menos repetições.

Por fim, a musculação não é capaz de causar varizes. O principal fator de risco para as varizes é a genética. A musculação pode tornar as veias superficiais mais evidentes, especialmente em quem tem a porcentagem de gordura corporal mais baixa. Porém, essas veias são normais e não veias doentes, como acontece nas pessoas que têm varizes. Ou seja, não há contra indicação para quem tem varizes e quer fazer exercícios de musculação.

No Comments

Post A Comment