Salto alto causa varizes?

Salto alto causa varizes?

Parte das mulheres adora usar sapatos de salto alto. Ele alonga a silhueta, deixando-a mais elegante, além de deixar as pernas com aparência de mais torneadas e as baixinhas mais altas. Mas será que ele causa ou piora as varizes nas pernas?

A maioria das pessoas acredita que o salto piora as varizes, já que o seu uso influencia na bomba muscular da panturrilha, o mecanismo que impulsiona o sangue de volta para o coração. Ao contrair a musculatura da panturrilha, esprememos as veias profundas, fazendo com o que sangue seja impulsionado para cima, uma vez que as válvulas impedem que ele volte em direção ao pé.

Essa bomba é acionada pela contração e relaxamento da panturrilha, pela movimentação da articulação do tornozelo. Quando usamos salto alto, a movimentação do tornozelo fica restrita e por isso não ocorre de forma adequada o relaxamento da musculatura da panturrilha.

Mas será que a longo prazo o salto alto pode causar varizes? Em partes, sim, já que o salto limita a movimentação da panturrilha, podendo diminuir a capacidade de bombeamento do sangue através das veias. Se o uso for excessivo (todos os dias durante anos), a pessoa poderá ter varizes por conta disso. O problema aparece porque há um encurtamento da musculatura da panturrilha, que é a região responsável por devolver o sangue para o coração, como já explicamos. Porém, salto muito baixo também não é muito bom. O ideal é usar um salto de dois centímetros. Portanto, o salto alto está liberado, mas com moderação.

No Comments

Post A Comment