Você é candidato a desenvolver um Aneurisma da Aorta Abdominal?

Você é candidato a desenvolver um Aneurisma da Aorta Abdominal?

O Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA) é uma doença silenciosa e fatal, além de ser responsável por quase 7 mil óbitos no Brasil todos os anos. A cada 100 pessoas do grupo de risco, cinco podem ter a doença. Em casos de hipertensão ou tabagismo, o risco triplica.

Mesmo assim, dá para ficar de olho nos fatores de risco para prevenir a doença. O principal deles é a idade do paciente. O aneurisma não é comum em pessoas com menos de 50 anos, começando a subir a partir do 60 anos e se intensificando . Cerca de 10% da população acima dos 60 anos desenvolve o Aneurisma da Aorta Abdominal, porém a maioria destes são aneurismas pequenos, com baixo risco de ruptura.

Além da idade, há outros fatores que aumentam o risco de uma pessoa desenvolver um Aneurisma da Aorta Abdominal:

1. Cigarro: fumar aumenta significativamente o risco de aneurismas da aorta. Mais de 75% dos aneurismas de grande porte ocorrem em fumantes. O risco está diretamente relacionado à quantidade e ao tempo de uso;

2. Sexo: homens apresentam de quatro a seis vezes mais riscos de desenvolverem aneurismas da aorta do que as mulheres;

3. Etnia: caucasianos (brancos) têm mais chances de desenvolver aneurismas da aorta;

4. História familiar: quem tem um familiar próximo com história de aneurisma da aorta abdominal apresenta maior risco de também tê-lo;

5. Obesidade: pacientes obesos apresentam maior risco;

6. Aneurismas em outras artérias: pacientes que possuem aneurismas em outras artérias do corpo, principalmente nos membros inferiores, apresentam elevado risco de também desenvolverem aneurismas na aorta abdominal.

Se você tem 65 anos ou mais, faça o exame de rastreio. É simples, rápido, e pode salvar a sua vida. Informe-se na Clínica Vena.

No Comments

Post A Comment