10 mitos e verdades sobre as varizes

10 mitos e verdades sobre as varizes

Salto alto provoca varizes? E o uso de anticoncepcional? Posso fazer musculação sem medo? A Clínica Vena explica o que é verdade quando se trata das veias dilatadas, que causam tanta dor e desconforto às mulheres.

  1. Salto alto provoca varizes.

PARCIALMENTE VERDADE. Se o uso for excessivo (todos os dias durante anos, por exemplo), a pessoa poderá ter varizes por conta disso, sim. O problema acontece porque há um encurtamento da musculatura da panturrilha, que é a região responsável por devolver o sangue para o coração. O ideal é utilizar saltos de dois centímetros, já que os muito baixos também não são bons.

  1. Só idosos ou pessoas mais velhas têm varizes.

MITO. As varizes podem surgir em pessoas de qualquer idade. Porém, é realmente mais comum que surjam a partir dos 35 anos de idade.

  1. Depilação causa varizes.

MITO. Não causa varizes, mas pode causar vasinhos nas pernas, mas somente durante o primeiro ano.

  1. Vasinhos podem virar varizes.

MITO. Os vasinhos são condições completamente diferentes das varizes, já que aparecem nos capilares superficiais. As varizes, por exemplo, são diretamente nas veias. Algumas pessoas podem ter varizes e vasinhos, porém, eles não têm nenhuma relação com o outro.

  1. Musculação em excesso provoca varizes.

VERDADE. A musculação com pouca carga e muitas repetições ajuda no retorno venoso, sendo uma boa opção para evitar as varizes. No entanto, os exercícios com muita carga são ruins.  Os exercícios abdominais em excesso também podem piorar o quadro de varizes, já que, ao comprimir o abdômen, a pessoa vai pressionar as veias que ficam atrás dele, junto com a coluna. Esse movimento faz com que o sangue volte com resistência e desça, quando deveria subir, dificultando o retorno venoso.

  1. Gravidez provoca varizes.

VERDADE.  A gravidez é a maior responsável pelas varizes. Um dos fatores que aumenta o surgimento da doença é o hormonal. A progesterona aumenta a dilatação das veias. Assim, quem já tem predisposição a ter varizes, pode sofrer ainda mais com a doença.

  1. Exercícios aeróbicos ajudam a evitar varizes.

VERDADE. Esse é o tipo de exercício mais indicado para evitar o surgimento das varizes. Atividades, como nadar, correr, caminhar e pedalar, são essenciais para movimentar o corpo e fugir do sedentarismo, o principal vilão para o surgimento das varizes.

  1. Pular corda ou fazer exercícios de impacto provocam varizes.

MITO. Esse tipo de exercícios pode ser ruim para o joelho, quadril e articulações, mas não para as varizes.

  1. Anticoncepcional piora as varizes.

VERDADE. É um fator desencadeante, por ser hormonal. Além disso, o anticoncepcional aumenta a incidência de trombofeblite (inflamação de uma ou mais veias causada por um coágulo sanguíneo), além do número de vasinhos, por conta do estrogênio.

  1. Varizes podem ser perigosas.

VERDADE. Dependendo do grau, as varizes podem causar úlceras varicosas. O tratamento dos casos mais graves, quando há queixa do paciente, é o cirúrgico. O ideal é passar por uma avaliação médica para saber qual o tratamento correto para cada paciente.

No Comments

Post A Comment