Tudo o que você precisa saber sobre o surgimento das varizes

Tudo o que você precisa saber sobre o surgimento das varizes

O que são? Como surgem? Existem muitas dúvidas sobre as varizes. A Clínica Vena esclarece todas as dúvidas, mas alerta: é importante passar por uma avaliação médica para saber quais os melhores tratamentos para cada caso.

Varizes são veias dilatadas e tortuosas.  Quem já passou dos 35 anos, está na idade de risco para começar a apresentar a doença. Aos 50 anos, metade da população tem varizes. Aos 70 anos, até 70% das pessoas carregam essas marcas nas pernas. Além disso, a doença aparece mais em mulheres: a cada quatro mulheres, um homem apresenta varizes.

Mas como é que elas surgem? A explicação é bem simples: são veias que se dilataram, seja por predisposição genética ou por conta da gravidez e outros fatores, e que agora já perderam um pouco da sua função principal, que é bombear o sangue de volta para o coração.

Felizmente, o sistema venoso externo, onde aparecem as varizes que costumamos ver e reclamar da aparência, é responsável por apenas 20% do retorno venoso do corpo. Os outros 80% estão por conta do sistema venoso profundo, com veias de grande calibre que ficam protegidas por músculos espessos. Quando a dilatação acontece ali, o problema é outro, chamado de insuficiência venosa profunda.

Mas as varizes do sistema venoso externo não são brincadeira. Além de doer, arder e incomodar esteticamente, elas, dependendo do grau, podem levar a úlceras varicosas.

No Comments

Post A Comment