Corra para prevenir as varizes!

Corra para prevenir as varizes!

Dor, cansaço e sensação de peso nas pernas são sintomas comuns para quem sofre das varizes. Os sintomas também podem ser de um corredor após um treino intenso. Mas qual a semelhança entre as duas situações? Correr ativa a circulação, principalmente nos membros inferiores, o que contribui para evitar o problema de varizes.

Alguns fatores contribuem para o surgimento das varizes, como a hereditariedade, o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo ou a permanência da pessoa em pé por longos períodos. A causa é o mau funcionamento das válvulas que são responsáveis por bombear o sangue pelas veias de volta ao coração. Quando não flui adequadamente, o sangue acaba se acumulando em algumas regiões, ocasionando o inchaço característico das varizes.

O principal efeito da corrida na prevenção das varizes é o fortalecimento do músculo da panturrilha, já que ele é o responsável por bombear o sangue de volta para o coração. Além de ativar a função da panturrilha e evitar que o sangue fique parado, o exercício também combate o sedentarismo e a obesidade, fatores que contribuem para o surgimento da doença.

O ideal é correr três vezes por semana, de 40 minutos a uma hora, em uma intensidade moderada. Quem prefere iniciar pela caminhada, deve praticar a atividade cinco vezes por semana, durante 30 minutos diários.

Um alerta: a corrida é benéfica para a prevenção das varizes. Porém, não é uma atividade indicada para quem já sofre da doença, pois pode aumentar a sensação de dor nas pernas. O ideal é consultar um médico que prescreverá o melhor tratamento para cada caso.

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