Dia mundial sem tabaco

Dia mundial sem tabaco

Antes de falarmos sobre campanha anti-tabagista, deixa te fazer uma pergunta: Você conhece alguém que não saiba que fumar pode causar doenças crônicas como câncer? Ou alguém que discorde disso? Mesmo assim, segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, 428 PESSOAS MORREM por dia no Brasil por causa do tabagismo.

Desde o final da década de 1980, com o surgimento do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), o Ministério da Saúde alerta sobre os riscos do consumo do cigarro. Campanhas nacionais, projetos de lei que inibem ou dificultam o consumo, estratégias de comunicação e uma série de pequenas ações foram adotadas pelo governo. O resultado? O Brasil viu a porcentagem de fumantes diários despencar de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres. O número de fumantes no país caiu 30,7% nos últimos nove anos.
Mesmo assim, conforme dito no começo desse texto, 428 pessoas morrem por dia no Brasil por consequência do tabagismo. E não é só no pulmão que o cigarro pode causar estragos. O consumo do tabaco é fator de risco para quase todas as doenças cardiovasculares. Por isso a Vena se engaja e apoia campanhas como essa.

Vinte e quatro horas sem fumar. Vamos tentar?

No Comments

Post A Comment