Por que as pessoas estão tendo AVC cada vez mais jovens?

Por que as pessoas estão tendo AVC cada vez mais jovens?

Se a vida fosse uma história em quadrinhos, o AVC seria certamente um arqui inimigo poderoso. O Acidente Vascular Cerebral é ainda a principal causa de mortalidade no Brasil. É fato que sempre esteve mais relacionado a pessoas de maior idade. O envelhecimento é o fator de risco não modificável mais relevante, mas cada vez mais, pessoas mais jovens têm AVC.

O AVC em pessoas jovens, com menos de 45 anos, usualmente não é decorrente das mesmas causas que o AVC tradicional em idosos. A hipertensão, o diabetes, o tabagismo, o colesterol alto e problemas do coração são os principais fatores de risco do AVC em idosos. Já nos jovens, as possíveis causas geralmente estão atribuídas a uma série de doenças, muitas vezes raras, como o Lupus, trombofilias e infecções.

Porém, uma observação importante diz respeito ao fato de encontrarmos pessoas cada vez mais jovens tendo AVC pelos mesmos motivos que as de maior idade. Devido ao estilo de vida adotado, são jovens geralmente obesos, hipertensos, com colesterol alto, ou seja, jovens que têm os fatores de risco tradicionais para o acidente vascular cerebral. O sedentarismo, os maus hábitos alimentares, a rotina estressante, o tabagismo, entre outros fatores, colocam a população mais jovem em situação de risco para a doença.

Sobre sintomas e sequelas, não é possível diferenciar um AVC em jovens de outro em idosos, ou seja, uma determinada artéria que se entope no cérebro jovem também se entope no cérebro idoso, e as sequelas são as mesmas, a grande diferença está na recuperação. Após o AVC, sabe-se que quanto mais jovem o cérebro mais chance de recuperação.

Seja você jovem ou mais experiente, cuide de sua alimentação, mantenha hábitos saudáveis e acompanhe sua saúde com atenção. É preciso ficar atento com os fatores de risco e observar os sinas de AVC. Cuide da sua saúde!

No Comments

Post A Comment