Como cuidar da saúde na melhor idade?

Como cuidar da saúde na melhor idade?

Com o passar dos anos, nosso organismo se torna mais suscetível a desenvolver alguns problemas de saúde, exigindo alguns cuidados a mais. “Nós, como profissionais da saúde, nos sentimos responsáveis por incentivar bons hábitos e informar a população sobre as doenças, suas prevenções, possibilidades de tratamento e cuidados específicos.” Afirma Dr. Vinícius Lain, cirurgião vascular da Clínica Vena.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças vasculares são as principais causas de morte em pacientes com mais de 60 anos.
Elencamos aqui as 4 principais doenças para você conhecer, entender e melhorar alguns hábitos para preveni-las:

1. Aneurisma da aorta abdominal (AAA)
O que é?
O aneurisma é uma dilatação da parede da artéria. Aneurismas comumente acontecem na aorta. A aorta é a principal artéria do corpo, ela começa no topo do coração e desce através de seu tórax e abdome, onde geralmente acontecem os aneurismas.

Qual o tratamento?
Aneurismas maiores precisam ser reparados. Para isso, existem duas formas: a cirurgia aberta e o tratamento endovascular.
A cirurgia aberta, é feita através de um corte abdominal, pelo qual é retirado o aneurisma e um enxerto sintético é colocado no lugar. Porém, com técnicas modernas, hoje em dia o tratamento endovascular pode ser feito de forma menos invasiva. “Aqui na clínica Vena, já estamos tratando o AAA com a colocação de uma endoprótese por pequenos cortes nas virilhas. Dessa forma, não é necessário fazer cortes no abdomen.” Afirma Dr. Felipe Zoppas, cirurgião vascular da clínica Vena.


2. Doença Carotídea
O que é?
Temos vasos sanguíneos localizados em cada lado do pescoço que fornecem oxigênio e nutrientes para o cérebro. Estes vasos sanguíneos são chamados de artérias carótidas. Em algumas situações, elas podem ficar estreitas ou bloqueadas e quando isso acontece chamamos de doença da artéria carótida.

Qual o tratamento?
A cirurgia tem como princípio remover o acúmulo de gordura que bloqueia a artéria. Nesta operação a artéria é aberta e a placa de ateroma é removida. Carótidas podem ser desobstruídas com stents, embora o risco de desenvolver um AVC no procedimento seja um pouco maior que a cirurgia convencional, os médicos da Clínica Vena têm anos de preparação e experiência para realizar esse tipo de procedimento.


3. Doença Arterial Obstrutiva Periférica – DAOP
O que é?
A doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) é um problema que afeta a circulação das artérias, geralmente na pernas, quadril e/ou braços. “Na DAOP, as artérias, que transportam sangue do coração para as extremidades são estreitadas ou bloqueadas, reduzindo o fluxo sanguíneo.” Explica o Dr. Herton Lopes, cirurgião vascular da clínica Vena.
A DAOP afeta uma em cada 20 pessoas com mais de 50 anos de idade. Esta doença passa despercebida em cerca de 75% das pessoas que a têm. Quando diagnosticada, muitas vezes pode ser tratada. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento.

Qual o tratamento?
O tratamento para a doença arterial obstrutiva periférica depende da sua saúde geral, dos sintomas e dos resultados dos exames. “O tratamento pode ser uma combinação de mudanças no estilo de vida, medicamentos ou em casos mais sérios, optamos pela cirurgia para colocação de stents”, diz o especialista em cirurgia vascular Dr. Vinícius Lain.


4. Varizes
O que é?
As varizes são veias tortuosas, dilatadas e insuficientes que aparecem embaixo da pele das pernas e pés. Qualquer veia pode tornar-se varicosa. As pernas e os pés, no entanto, são mais frequentemente afetados. Isso ocorre porque quando você levanta e anda, aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo.
Essa é uma doença muito comum na população em geral, mas pioram ainda mais com a idade. Para algumas pessoas, as varizes são apenas um problema estético, não causando sintomas. Para outras, estas veias doentes podem trazer sintomas desagradáveis como inchaço, dor e latejamento.

Qual o tratamento?
Com o avanço da tecnologia, muitas opções de tratamento foram desenvolvidas, cada procedimento com suas características específicas. Para decidir qual a melhor opção, o médico cirurgião vascular fará alguns questionamentos e juntos vocês decidirão qual a melhor opção para o seu caso.
“Os tratamentos mais modernos que temos utilizado aqui na clínica são as aplicações de espuma e a cirurgia a laser. A aplicação de espuma é um procedimento relativamente simples, realizado no consultório mesmo. As varizes são puncionadas e a ESPUMA é injetada guiada por ecografia, a espuma preenche as veias, secando as grandes varizes quase que imediatamente.

A maioria dessas doenças não tem uma causa específica. Porém alguns fatores de risco devem ser observados e levados a sério:

  • características genéticas – histórico familiar
  • obesidade ou sobrepeso
  • tabagismo
  • colesterol e triglicerídeos alterados
  • sedentarismo
  • pressão arterial
  • diabetes

 

Se identificou com algum item acima? Calma.
O que a maioria das pessoas não sabe é que bons hábitos podem ajudar a minimizar a relevância dos fatores de risco e promover uma vida mais saudável.

Alimentação, exercícios físicos e exames preventivos em dia são a receita mais indicada para combater a maioria dos fatores de risco.
São atitudes simples, mas que podem fazer a diferença na sua vida. Cuide-se!

No Comments

Post A Comment