Quem entende o que é um STENT?

Quem entende o que é um STENT?

Se você também já se perguntou: O que é um stent? Para que ele serve? Como ele vai parar dentro da artéria?, esse artigo é para você.

Na verdade é bem simples. Um stent nada mais é do que uma endoprótese expansível (tubo de metal em forma de malha), que é inserido em uma artéria doente do corpo, para prevenir ou restaurar o fluxo sanguineo no local. Seu principal objetivo é não deixar o vaso obstruir, mantê-lo pérvio!

A cirurgia para aplicação do stent é feita sob anestesia local. Através de um cateter. É posicionado exatamente no lugar em que há a obstrução. Em seguida, o cirurgião infla um balão que libera o stent, deixando o vaso aberto e restabelecendo o fluxo sanguíneo local. Não entendeu? Dá uma olhada nesse vídeo:

O procedimento dura em torno de 1 hora e é minimamente invasivo devido ao auxílio de raio X. Exatamente! São realizadas aquisições contínuas de Raio X para que o médico possa identificar o local exato da obstrução.

A recuperação é rápida. Quando o diagnóstico é feito com antecedência e a cirurgia não é de urgência, o paciente geralmente recebe alta hospitalar no mesmo dia com algumas ressalvas, como evitar exercícios físicos e não levantar peso por alguns dias.

É importante esclarecer que o stent não impede o acumulo de placas de gordura no interior das artérias e por isso se fala tanto em manter uma alimentação adequada e a prática frequente de exercícios físicos.

A melhor forma de diagnosticar com antecedência, diminuindo consideravelmente os riscos, é através do exame de rastreio. Se você tem mais de 65 anos, faça o exame regularmente. Cuide-se!

No Comments

Post A Comment