O que é, diagnóstico e tratamento da DERMATITE OCRE.

O que é, diagnóstico e tratamento da DERMATITE OCRE.

DERMATITE OCRE é uma consequência da insuficiência venosa, que se apresenta com manchas amarronzadas (às vezes com aspecto avermelhado) nas pernas.
Essa insuficiência geralmente ocorre em pacientes portadores de doença venosa crônica, como varizes, por exemplo. A insuficiência venosa causa uma hipertensão nas veias, resultando no extravasamento de sangue para a pele.

Ela possui uma cor amarronzada como característica, devido à presença de hemossiderina (que contém ferro) no sangue, e ao se fixar na pele, produz a cor característica.

A dermatite ocre, pode ou não estar associada a edema (inchaço) nas pernas e é uma manifestação aguda de uma doença crônica pré-existente. Geralmente, essas manchas não são sensíveis e não doem.

Além das varizes, outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento da dermatite ocre, como por exemplo:

  • Muito tempo na mesma posição (viagens longas);
  • Excesso de peso;
  • Trombose venosa em membros inferiores;
  • Outros fatores que dificultem o retorno de sangue nas veias.

diagnóstico da dermatite ocre é clínico, no exame físico, mas o médico pode solicitar a realização de exames laboratoriais (de sangue) para descartar complicações. Também é recomendado descartar a possibilidade de trombose venosa através do exame de Doppler.

tratamento da dermatite ocre é composto por:

  • alívio da manifestação aguda;
  • tratamento contra a manifestação crônica;

Ou seja, sem as duas conjuntas, o tratamento não é eficaz e o quadro pode se repetir. A dermatite em si pode ser tratada com cremes tópicos, geralmente à base de corticoides. Em casos agravados, a terapia com laser à luz pulsada pode ser recomendada.

Já o tratamento da doença venosa crônica será estabelecido por seu médico, baseado em: perda de peso, atividade física (preferência por caminhada), elevação das pernas, terapia de compressão (meias ou ataduras elásticas). O uso de hidratantes ou óleos corporais sem fragrância também podem ser aliados ao tratamento.

A principal forma de prevenção da dermatite ocre é por meio do controle da doença venosa crônica. Se você já foi diagnosticado, mantenha o tratamento recomendado pelo seu médico. Se você tem dúvidas, agende sua consulta clicando aqui.

Texto original publicado no portal Vitallogy.
Autor: Prof. Dr. Vinicius Lain
Co-autora: Acadêmica de Medicina – Natália Candiago

Referências:

BARCELOS, Ana. Manifestações Dermatológicas da Insuficiência Venosa Crônica. Cad Bras Med XXVII (3): 1-58, 2014

FRANSWAY A. F. Stasis dermatites. Waltham (MA): UpToDate, Inc., 2014. Disponível em: <http://www.uptodate.com/contents/stasis-dermatitis>

TELESSAÚDE. Qual o tratamento para eczema de estase? 2015. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/telessauders/perguntas/qual-o-tratamento-para-eczema-de-estase/>. Acesso em: 19 out. 2019.

 

No Comments

Post A Comment