tratamentos para Úlceras Venosas

tratamentos para Úlceras Venosas

As úlceras venosas são lesões crônicas associadas à hipertensão venosa dos membros inferiores e correspondem a um percentual que varia de 80 a 90% das úlceras encontradas nas pernas e podem acometer desde indivíduos jovens até os mais idosos.

Geralmente ocorrem quando as válvulas das veias das pernas estão danificadas e o fluxo sanguíneo, que deveria ocorrer das veias superficiais para as veias profundas, passa a fluir sem direção ocasionando hipertensão venosa.

Este evento causa alterações cutâneas como edema, eczema, hiperpigmentação e lipodermatoesclerose, fazendo com que a pele fique mais sensível e propícia ao surgimento de uma lesão.

Alguns fatores de risco são: veias varicosas, quadro anterior de trombose venosa profunda na perna afetada, flebite na perna afetada, fratura, trauma ou cirurgia anterior, história familiar de doenças venosas, sintomas de insuficiência venosa (dores nas pernas, sensação de pernas cansadas, inchaço, lesões na pele, pigmentação e eczema).

A úlcera venosa representa um desafio para os profissionais de saúde, por ser um agravo crônico, recorrente e com impacto biopsicossocial, além de ser um sério problema de saúde pública, em função do grande número de pessoas acometidas.

Considerando a importância de um atendimento adequado a esta população, há necessidade da atuação de uma equipe multiprofissional. Aqui na Clínica Vena, há um profissional de enfermagem que se destaca por prestar atendimento na avaliação ampliada das pessoas com úlceras venosas, avaliação das lesões, realização de curativos e encaminhamentos necessários, além de ações educativas para evolução favorável do processo de cicatrização e prevenção do aparecimento de lesões.

O tratamento mais efetivo é feito com a compressão, que deve ser usada em pessoas com úlceras venosas que tenham um adequado suprimento arterial do pé e que não tenham diabetes nem artrite reumatóide. A efetividade das meias e bandagens de compressão dependem da habilidade em aplicá-las.

O tempo para cura é variável, mas pode-se esperar bom resultado em 12 a 16 semanas. Mesmo após a cura da úlcera a compressão é comprovadamente efetiva na prevenção de recorrência de úlceras venosas. Tratamentos com Laserterapia e Ozônioterapia tem apresentado excelentes resultados como tratamento adjuvante para o fechamento das úlceras venosas de perna.

Modernamente, quando há varizes nutrindo essas feridas, injeção de espuma densa acelera bastante a cicatrização. Com relação à prevenção de recorrência, além da compressão, cirurgia de varizes também é efetiva.

Atualmente a Clínica Vena oferece o que há de mais moderno no tratamento de úlceras e feridas. Para determinar qual a melhor opção para você, agende uma consulta com um dos nossos especialistas vasculares.

 

☎pelo telefone: 54. 3538.1666
📱pelo whats: 54. 99112.7039
💻pelo site: bit.ly/agendarClinicaVena

Esse texto foi adaptado. O original foi escrito pela acadêmica de medicina Lívia Angélica Gruneke Cesar, orientada pelo médico da Clínica Vena, Prof. Dr. Vinicius Lain. Originalmente publicado no portal Vitallogy (https://vitallogy.com/feed/Ulceras+venosas/1487)

Referências do texto original:

[1]VETTORI, Thalita Neiva Breda, Úlcera venosa: abordagem do enfermeiro no cuidado ao paciente, 2019. Disponível em: <https://pebmed.com.br/ulcera-venosa-abordagem-do-enfermeiro-no-cuidado-ao-paciente/#:~:text=A%20insufici%C3%AAncia%20venosa%20cr%C3%B4nica%20(IVC,%C3%A0%20obstru%C3%A7%C3%A3o%20do%20fluxo%20venoso.>

[2]SANT’ANA, Sílvia Maria Soares Carvalho; BACHION, Maria Márcia ; SANTOS, Queiliene Rosa; NUNES, Cynthia Assis Barros; MALAQUIAS, Suelen Gomes; OLIVEIRA, Beatriz Guitton Renaud Baptista, Úlceras venosas: caracterização clínica e tratamento em usuários atendidos em rede ambulatorial, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672012000400013&script=sci_arttext>

[3] BVS Atenção Primária em Saúde, Qual o tratamento mais efetivos para úlceras venosas?, 2008. Disponível em: <https://aps.bvs.br/aps/qual-o-tratamento-mais-efetivo-para-ulceras-venosas/>

No Comments

Post A Comment