VARIZES x VERÃO – Como ficam as varizes com o calor?

VARIZES x VERÃO – Como ficam as varizes com o calor?

Na temporada de calor, é comum sentir as pernas mais pesadas e cansadas. Isso acontece, porque as altas temperaturas mexem diretamente com a circulação sanguínea.
Em dias mais quentes, as pernas podem ficar inchadas, principalmente em pessoas que já têm histórico de problemas vasculares. Isso ocorre porque o calor provoca a vasodilatação dos vasos sanguíneos, levando a uma sobrecarga na circulação

Por isso, sentir pés e pernas inchados durante o verão pode ser um sinal de alerta. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), as altas temperaturas elevam, entre 20% e 30%, o risco de doenças vasculares.

Sintomas

É comum o paciente apresentar sintomas relacionados às varizes, como dor em peso, prurido, comichão e alteração de sensibilidade na pele (dormência, queimação ou formigamento).

Ao notar associação de sintomas, é essencial buscar ajuda médica o quanto antes, pois ignorá-los pode aumentar a chance de complicações.

O que fazer?

Caminhadas são fortes aliadas do sistema vascular, ajudam o sangue a circular melhor.

Uma das formas mais eficientes de combater os incômodos causados pela má circulação é abandonar o sedentarismo. Ficar muito tempo em pé ou sentado é a principal influência para o inchaço.

Quando ficamos parados, tanto em pé como sentado, as veias precisam de muito mais esforço para retornar o sangue para o corpo. A contração da musculatura na caminhada comprime os vasos, as veias e ajuda no retorno venoso. Por isso, incorpore na sua rotina caminhadas diárias, usando roupas leves e um tênis com bom amortecimento.

Quem não pode caminhar frequentemente é importante que, de tempos em tempos, ao longo do dia, faça a contração da panturrilha (de pé, pernas paralelas ao corpo, mãos apoiadas na parede, levante o calcanhar do chão e volte. Repita esse movimento em três séries de 10 movimentos).

Além de evitar agravantes como o calor, o tempo na mesma posição e o tabagismo, contamos com a tecnologia da medicina vascular e endovascular, com as cirurgias minimamente invasivas.

A Clínica Vena oferece tratamentos com técnicas de múltiplos procedimentos, aliadas a mais alta tecnologia em cirurgia vascular. Entre em contato e agende uma avaliação:

☎pelo telefone: 54. 3538.1666
📱pelo whats: 54. 99112.7039 (clique aqui: bit.ly/whatsVena)
💻pelo site: www.vena.com.br

No Comments

Post A Comment