Eco Doppler: o exame que pode salvar a sua vida

Eco Doppler: o exame que pode salvar a sua vida

Nem todos os problemas vasculares possuem sintomas claros; inclusive alguns sequer apresentam sintomas. É por isso que médicos vasculares insistem na prevenção; algumas doenças circulatórias só se manifestam quando há imenso prejuízo à saúde do paciente ou mesmo quando é tarde demais.

Um dos métodos mais eficazes de prevenção é o exame usando o Eco Doppler. Você pode encontrar por aí como Ecodoppler ou somente Doppler, são apenas maneiras diferentes de grafar, porque o exame é exatamente o mesmo.

O que é Eco Doppler

Você provavelmente já ouviu falar de ecografia ou ultrassonografia, certo? São exames tão parecidos que você também pode encontrar grafado como ecografia doppler ou ultrassom doppler, o que, em termos bem populares, é uma fotografia do seu sistema circulatório.

O aparelho, que parece com scanner de mão, emite ondas sonoras imperceptíveis ao ouvido humano, mas que, ao alcançar o interior do corpo, produzem imagens confiáveis. O Doppler não emite radiação e é 100% seguro ao paciente, que fica sobre uma maca enquanto o médico utiliza o aparelho com o auxílio de um gel, permitindo o deslize do Doppler na área desejada.

Existem diversos tipos de Eco Doppler, cada tipo é destinado a uma parte específica do corpo ou a uma necessidade específica de diagnóstico. Depois da consulta com o médico vascular é que o exame será encaminhado da forma correta.

Para que serve?

Considerando as doenças vasculares sem sintomas, o Eco Doppler serve como a diferença entre possibilitar um tratamento eficaz a tempo ou um problemão que vai se revelar da pior maneira possível. Por se tratar de um exame com 100% de eficácia, seguro, indolor e rápido de ser feito, é extremamente vantajoso que seja realizado periodicamente. Algumas indicações são:

  • Eco-Doppler venoso dos membros inferiores – permite avaliar a presença de alterações no fluxo venoso, como a insuficiência venosa crônica (varizes) ou a trombose venosa profunda.
  • Eco-Doppler arterial dos membros inferiores – permite avaliar alterações arteriais (das artérias) dos membros inferiores, como a presença de placas ateromatosas, calcificações vasculares, doença arterial periférica (DAOP).
  • Eco-Doppler carotídeo – avalia os vasos arteriais cervicais, nomeadamente as artérias carótidas comuns, internas e externas e as artérias vertebrais. Permite identificar a presença de placas de ateroma e eventuais estenoses vasculares.

Saindo da medicina vascular, o exame é ainda mais amplo. Se você tem 65 anos ou mais, marque sua consulta e peça seu exame. É simples, rápido e fundamental para sua saúde.

Saiba mais sobre Aneurisma de Aorta Abdominal clicando no botão abaixo:

Agende sua consulta:

☎pelo telefone: 54. 3538.1666
📱pelo whats: 54. 99112.7039 (clique aqui: bit.ly/whatsVena)
💻pelo site: www.vena.com.br

No Comments

Post A Comment