Trombose Venosa Profunda (TVP)

Trombose Venosa Profunda (TVP)

Trombose é relativa a trombos, ou seja, coágulos de sangue que se formam no interior de veias profundas. A TROMBOSE VENOSA PROFUNDA (TVP), que também pode ser conhecida por TROMBOFLEBITE PROFUNDA geralmente é associada aos membros inferiores, pode acontecer em outras partes do corpo, como braços. Entretanto, essas aparições são extremamente raras, se concentrando com maior frequência na panturrilha ou, menos frequente, na coxa.

Formação

Diversas razões podem causar um coágulo venal. No caso da trombose venal, sua formação geralmente está associada a um período muito longo sem movimentação dos membros, como uma pessoa acamada ou em uma viagem longa de avião, por exemplo. Por esse motivo, a movimentação do corpo, o alongamento e pequenos exercícios devem acontecer regularmente, facilitando a circulação do sangue.

Além da falta de movimentação, a trombose também pode ser gerada por outros fatores de risco. Um deles é o uso do anticoncepcional; o risco da trombose pelo uso da pílula torna fundamental que mulheres em idade reprodutiva estejam alerta, tanto quanto os demais pacientes que integram esse nada lisonjeiro grupo de possíveis vítimas dessa patologia.

 

Grupos de risco

Nas doenças vasculares, é natural que os grupos de risco sejam sempre muito semelhantes, já que é a circulação sanguínea que é afetada. No caso da trombose, além da questão etária, sedentarismo, tabagismo, obesidade e genética, temos ainda fatores como gravidez e pós-parto, câncer e hormonoterapia, além do uso de anticoncepcionais como citado anteriormente.

 

Riscos

Diferente da trombose arterial, a trombose venosa é muito mais comum e menos perigosa, o que não significa que não represente risco à saúde e à vida. O coágulo de sangue pode se desmanchar e fluir normalmente, por exemplo, ou pode se soltar e ser levado pela corrente a algum órgão vital, provocando embolia, infarto ou AVC. Claro que aqui falamos de casos extremos, mas mesmo quando não parece representar riscos letais, a saúde circulatória influencia diretamente na saúde de outros órgãos.

É importante lembrar que o nome “trombose venosa profunda” se refere ao fato de atingir veias longe da superfície, o que torna impossível a detecção da doença a olho nu, por isso é tão importante manter os exames preventivos em dia.

Mantenha sua rotina de cuidados com a saúde circulatória.
A Clínica Vena tem os melhores especialistas em cirurgia vascular, agende sua consulta:

☎pelo telefone: 54. 3538.1666
📱pelo whats: 54. 99112.7039 (clique aqui: bit.ly/whatsVena)
💻pelo site: bit.ly/agendarClinicaVena

No Comments

Post A Comment