Inverno: período ideal para tratar varizes e vasinhos

Inverno: período ideal para tratar varizes e vasinhos

Grande parte das pessoas pensa nas varizes e vasinhos apenas no verão, quando chega a hora de exibir as pernas em shorts e saias. Apesar de não haver proibição para o tratamento em nenhuma estação do ano, o período mais quente desfavorece a realização dos procedimentos, bem como a recuperação do paciente.

Após o tratamento cirúrgico das varizes, é essencial evitar a exposição solar por até três meses. Isto porque o sol estimula a produção de melanina (pigmento que dá cor à pele), podendo provocar manchas hipercrômicas nas áreas operadas, além de causar escurecimento das cicatrizes, deixando-as mais visíveis.

Depois da cirurgia pode ser recomendado ainda o uso de meias de compressão, que esquentam as pernas e fazem bastante pressão, tornando-se desconfortáveis com o clima mais quente.

A pele bronzeada também prejudica o tratamento com escleroterapia ou laser. Acontece que a luz do laser tem afinidade com a hemoglobina presente no sangue, mas também pode interagir com a melanina da pele.

Com todos esses contras, fica bem mais difícil realizar o tratamento no verão, visto que não será aconselhável utilizar roupas curtas, nem ir à praia e piscina ou ainda realizar outras atividades que exijam a exposição das pernas ao calor e aos raios de sol.

Já no período que vai de maio a setembro as temperaturas estão mais amenas, favorecendo o uso de calças ou vestidos longos, que protegem as pernas da exposição solar enquanto se faz o tratamento. Além disso, a segurança dos procedimentos é maior, os vasos dilatam menos e a retenção de líquido também é menor, diminuindo a sensação de inchaço.

Vale destacar ainda a importância dos cuidados complementares ao tratamento, como uso regular da meia elástica, aplicação de medicações tópicas, além de tratamento medicamentoso para facilitar a circulação sanguínea, conforme orientação médica.

Por tudo isso, vale à pena tratar as varizes e os vasinhos durante o inverno.
Agende sua consulta com um de nossos cirurgiões. Além da estética, o tratamento de varizes proporciona melhora da saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Agende sua consulta:

☎pelo telefone: 54. 3538.1666
📱pelo whats: 54. 99112.7039 (clique aqui: bit.ly/whatsVena)
💻pelo site: www.vena.com.br

No Comments

Post A Comment