Não se engane: homens também têm varizes

Não se engane: homens também têm varizes

Engana-se quem acredita que as mulheres são as únicas que sofrem com as varizes. Elas são mais acometidas pelo problema, é bem verdade, já que os homens não estão sujeitos à ação dos hormônios femininos, não engravidam e possuem a musculatura mais desenvolvida, principalmente a da panturrilha, o que favorece a circulação. Contudo, apesar de menos frequente, a enfermidade também atinge o sexo masculino, manifestando-se em cerca de 30% dos homens, que costumam negligenciar o assunto.

As varizes surgem quando as veias das pernas não funcionam corretamente. Dentro das veias, existem pequenas válvulas que deixam o sangue circular apenas em direção ao coração. Quando estas válvulas não funcionam, o sangue não circula normalmente e acaba acumulando nas pernas, causando inchaço, sensação de peso e dilatação das veias.

O fator familiar é o mais importante para o seu aparecimento. Se algum dos pais tem varizes, é muito provável que os filhos terão o problema no futuro. Além disso, o excesso de peso, o sedentarismo e o estilo de vida também contribuem para o seu desenvolvimento. Quem permanece por longos períodos parado em pé ou sentado na mesma posição, por exemplo, tem maior chance de desenvolver varizes.

Assim que percebem o surgimento das varizes, as mulheres geralmente procuram o especialista. Já os homens, em geral, demoram um pouco mais para reconhecer o problema.

Com o avanço da idade e o afrouxamento dos tecidos, as varizes tendem a ser mais visíveis, mesmo com a presença dos pelos. E é só nesse momento que o homem percebe que tem a doença. Muitos também adiam a visita ao especialista e negligenciam o problema por puro preconceito ou vergonha, devido à crença popular de que varizes é coisa de mulher, e só resolvem procurar auxílio médico quando sentem dor, inchaço ou percebem manchas marrons nas pernas.

Essa demora em reconhecer e tratar as varizes aumenta muito os riscos de complicações. A principal delas é a flebite, quadro que envolve a formação de trombos dentro das veias dilatadas, sangramento, inflamações e, em uma fase mais tardia, o surgimento de feridas nas pernas. Por isso é importante fazer o diagnóstico logo cedo e seguir para o tratamento indicado.

A boa notícia é que os homens apresentam muito menos reincidência da doença em relação às mulheres, principalmente quando as varizes são tratadas cedo. Por isso, independentemente do sexo, o mais importante é consultar um médico assim que perceber o surgimento de varizes.

Apenas o cirurgião vascular pode realizar o diagnóstico, por meio de um cuidadoso exame das pernas, e indicar a melhor forma de tratar o problema. Caso necessário, ele pode solicitar um ecodoppler vascular, a fim de avaliar a anatomia e a função dos vasos estudados, mapeando o acometimento das varizes, o refluxo e a presença de trombose. Feito o diagnóstico, os tratamentos e a cirurgia em si têm as mesmas indicações e técnicas, tanto para as mulheres quanto para os homens.

A melhor forma de prevenir as varizes é praticar alguma atividade física regularmente. Os exercícios mais indicados são aqueles em que se faz movimentos repetitivos com as pernas sem necessariamente fazer muita força, como caminhada, corrida, bicicleta e natação. Tênis, futebol e outros esportes coletivos também são excelentes. Estes exercícios melhoram a circulação, fazendo com que o sangue chegue mais fácil ao coração. Levantar pesos na academia não é proibido, mas devem ser escolhidos exercícios de repetição e com pouca carga.

Outro cuidado a ser tomado é evitar permanecer em pé ou sentado por muito tempo. Movimentar as pernas e realizar pequenas caminhadas já ajuda a estimular a circulação. Manter-se no peso certo, além de evitar as varizes, auxilia a prevenir o diabetes, doenças do coração e das articulações.

A depender do grau de acometimento das varizes já existentes, o tratamento é direcionado a evitar a piora da doença. Entre as possibilidades estão opções realizadas em consultório, como aplicações e tratamento com ‘espuma’, e a cirurgia a laser, radiofrequência ou convencional.

A recuperação tende a ser bastante rápida, já que as técnicas estão cada vez menos invasivas. Com o tratamento correto, os homens também podem ter pernas muito mais saudáveis.

Para saber mais detalhes sobre varizes, acesse o link: bit.ly/VenaVarizes

Para agendar sua consulta, entre em contato através dos nossos canais:

☎ telefone: 54. 3538.1666
📱 whats: 54. 99112.7039 (clique aqui: bit.ly/whatsVena)
💻 site: bit.ly/agendarClinicaVena

No Comments

Post A Comment