Eco Doppler: o que é? para que serve? como é feito?

Eco Doppler: o que é? para que serve? como é feito?

A ultrassonografia, também conhecida como ultrassom ou ecografia, é um dos exames de diagnóstico mais comuns no cuidado da saúde e na prevenção de várias doenças, inclusive as vasculares.

Por meio da emissão de ondas sonoras de alta frequência não prejudiciais ao organismo, são geradas imagens em tempo real, que permitem a visualização de órgãos e estruturas internas, é possível avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue do corpo.

Esse tipo de exame serve para a investigação de anormalidades nos vasos sanguíneos, que podem gerar tromboses, varizes e aneurismas entre outras doenças.

O que é o Eco Doppler

O Eco Doppler é uma funcionalidade da ecografia (ou ultrassonografia, muitas vezes abreviado para ECO) que permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos (artérias ou veias). Este exame serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias patologias (doenças) de diferentes áreas do corpo.

Para a realização do Eco Doppler é utilizado um aparelho que permite, através de uma sonda, obter imagens para estudar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos.

Para que serve?

O Eco Doppler serve para verificar o fluxo de sangue nas veias e artérias, do coração, cérebro e até dos membros inferiores. Assim, este exame pode ser indicado para as seguintes situações:

  • Detectar obstruções por gordura nas artérias ou veias;
  • Localizar coágulos sanguíneos nas veias do braço ou da perna;
  • Verificar se existe alguma dilatação da parede das veias ou artérias;
  • Analisar os resultados de cirurgias realizadas no coração;
  • Avaliar as características de varizes.

Além disso, o exame pode ainda ajudar a verificar a pressão sanguínea dentro das artérias, mostrando a quantidade de sangue que flui nos vasos sanguíneos e pode ser feito como alternativa a outros exames mais invasivos, como a angiografia, que envolve a injeção de contraste na veia.

Principais indicações do exame

Um dos principais motivos que leva o médico a solicitar a realização do Eco Doppler é a suspeita de alterações nos vasos sanguíneos, como estreitamento, dilatação ou oclusão. Essas alterações podem ocorrer em qualquer tecido do organismo e são capazes de gerar tromboses, aneurismas, varizes e até mesmo doenças coronarianas – responsáveis por limitar o fluxo sanguíneo para o coração.

Além disso, o médico pode pedir o exame para avaliar o funcionamento do fluxo sanguíneo nas artérias e veias, mesmo quando não há indícios ou risco de doenças.

Exames de Eco Doppler

Existem diversos tipos de ecografia, cada uma auxilia no diagnóstico de doenças específicas. Dependendo da parte ou estrutura do corpo que o médico precisa analisar, o exame pode mudar de nome. No caso dos exames vasculares, as ecografias solicitadas mais frequentemente são:

Eco Doppler venoso dos membros inferiores (das pernas) – permite avaliar a presença de alterações no fluxo venoso (das veias), como a insuficiência venosa crônica (varizes) ou a trombose venosa profunda.

Eco Doppler arterial dos membros inferiores (das pernas) – permite avaliar alterações arteriais (das artérias) dos membros inferiores, como a presença de placas ateromatosas, calcificações vasculares, doença arterial periférica (DAP).

Eco Doppler carotídeo – avalia os vasos arteriais cervicais, nomeadamente as artérias carótidas comuns, internas e externas e as artérias vertebrais. Permite identificar a presença de placas de ateroma e eventuais estenoses vasculares.

Como é feito o Eco Doppler?

O paciente deita em uma maca e, com o auxílio de um gel, o profissional responsável desliza o aparelho sob a pele. As imagens são geradas em tempo real no aparelho televisor, podendo ser acompanhadas pelo paciente, que também leva o resultado impresso para avaliação do médico. O método é indolor e, na maioria dos casos, também não requer nenhum tipo de preparo.

O exame é considerado normal quando os vasos sanguíneos estudados não apresentam alterações valorizáveis. Em caso de alterações, o médico as relata, e elas são relacionadas com a história clínica e demais exames realizados. No caso do exame suscitar dúvidas, o médico poderá realizar exames adicionais.

 

Quais doenças podem ser diagnosticadas com o exame?

Existe uma série de doenças vasculares que podem ser diagnosticadas por meio do Eco Doppler. Confira as mais comuns:

  • Aterosclerose: lento e gradual entupimento das artérias;
  • Aneurisma: dilatação de uma parte do músculo cardíaco ou da aorta;
  • Trombo: coágulo de sangue que se forma em um vaso sanguíneo;
  • Embolia: causada por um êmbolo, massa de material que fica presa em um vaso ao tentar se mover através de vasos;
  • Varizes: veias salientes, com mau funcionamento. Podem causar outras doenças.

Saindo da medicina vascular, o exame é ainda mais amplo. Se você tem 65 anos ou mais, marque sua consulta e peça seu exame. É simples, rápido e fundamental para sua saúde.

A Clínica Vena oferece os melhores e mais modernos tratamentos vasculares. Entre em contato e agende sua consulta com um dos nossos especialistas.

☎ pelo telefone: 54. 3538.1666
📱 pelo whats: 54. 99112.7039 (clique aqui: bit.ly/whatsVena)
💻 pelo site: bit.ly/agendarClinicaVena

No Comments

Post A Comment