Embolização de miomas uterinos: conheça o procedimento

Embolização de miomas uterinos: conheça o procedimento

A maioria das mulheres tem pouca informação sobre opções menos invasivas para o tratamento dos miomas uterinos, e acabam se submetendo a cirurgias eventualmente desnecessárias. Segundo uma pesquisa feita pela Sociedade de Radiologia Intervencionista dos Estados Unidos, em agosto de 2017, 62% das mulheres que responderam a um questionário nunca ouviram falar da técnica de embolização de miomas uterinos.

A embolização de miomas uterinos é uma terapia minimamente invasiva, guiada por imagem, que melhorou o padrão de cuidados e a qualidade de vida de muitas mulheres. Além de evitar a retirada do útero, o tratamento oferece um período de recuperação mais curto do que as opções cirúrgicas convencionais.

É importante destacar que a decisão pelo procedimento deve ser tomada em parceria com o ginecologista. Vamos saber mais sobre o procedimento? 


O que são miomas uterinos?

Também conhecido como tumor fibróide uterino ou leiomioma, os miomas são tumores/nódulos benignos que crescem a partir do tecido muscular do útero. A incidência é alta nas mulheres em idade reprodutiva (de 50 a 80%), sendo que a maioria terá regressão espontânea durante a menopausa. Algumas mulheres, entretanto, apresentam sintomas que justificam o tratamento desses nódulos. 


Quais são os sintomas?

Conforme o tamanho e localização do mioma, a paciente pode apresentar:

  • Aumento do período menstrual;
  • Sangramento intenso; 
  • Dor abdominal e pressão pélvica;
  • Dificuldade para evacuar;
  • Micção frequente;
  • Desconforto durante a relação íntima.   

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico é feito após avaliação do ginecologista e exames de imagem (u​ltrassom, tomografia ou ressonância). Mas, por se tratar de uma enfermidade assintomática, o diagnóstico também pode ser feito de forma incidental nos exames de rotina.


O que é a embolização de miomas uterinos?


Há diversas opções de tratamento, uma delas é a
embolização de miomas uterinos, realizada durante um procedimento de arteriografia, por meio de cateterismo. 

Uma pequena punção com anestesia local é realizada na virilha ou no braço da paciente, e então um pequeno cateter é introduzido até dentro das artérias que levam o fluxo de sangue para o útero (artérias uterinas). Em seguida, pequenas partículas sintéticas são injetadas no interior desses vasos, a fim de obstruir o seu fluxo sanguíneo. 

Com isso, o útero e os miomas passam a receber pouca irrigação e, consequentemente, reduzem o seu tamanho. O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, com anestesia, e a paciente costuma ficar internada de 1 a 2 dias.

Em casos de gestação, doença maligna uterina e infecção ativa, a embolização de miomas uterinos é contraindicada. 

O procedimento é realizado por um cirurgião vascular habilitado ou radiologista intervencionista. Mas o mais importante: sempre converse com o seu ginecologista. Ele é o profissional que vai indicá-la ao tratamento, podendo inclusive acompanhá-la.

 

Benefícios da embolização de miomas uterinos

O resultado da embolização de miomas uterinos é favorável em estudos de médio e longo prazo, atingindo sucesso técnico superior a 96%, redução do volume uterino de 40 a 60% e melhora da metrorragia de 84 a 93%. 

O principal benefício é o fato de eliminar a necessidade de retirada do útero (histerectomia), mantendo a possibilidade de uma futura gestação. 

Além disso, a embolização também demonstra melhora dos sintomas em pacientes que com adenomiose isolada ou em associação com os miomas uterinos.

 

Existem riscos relacionados a este tipo de procedimento?

 

Todo procedimento médico contempla alguns riscos. Entretanto, de modo geral, os métodos de menor intervenção são aqueles que apresentam os menores índices de complicações. 

Dos riscos possíveis da embolização de miomas uterinos, os principais são observados no local da punção (dor e hematoma), assim como pode haver dor nos primeiros dias na região do útero.

A equipe da Vena Cirurgia Vascular está altamente preparada para acolhê-la e oferecer o suporte necessário para a embolização de miomas uterinos. Tomamos todo o cuidado para a prevenção de possíveis complicações, realizando os procedimentos sempre em ambiente seguro, com técnicas reconhecidas.

Entre em contato e agende sua consulta com um dos nossos especialistas.

☎pelo telefone: 54. 3538.1666
📱pelo whats: 54. 99112.7039 (clique aqui: bit.ly/whatsVena)
💻pelo site
: bit.ly/agendarClinicaVena

No Comments

Post A Comment