9 dicas para cuidar das varizes no verão

9 dicas para cuidar das varizes no verão

As varizes consistem em problemas de circulação. Isso significa que o sangue flui com dificuldade, chega aos membros inferiores e sofre para subir no sentido do coração, ainda mais com a ação da gravidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a doença se caracteriza como uma alteração da circulação venosa do organismo. Com o calor, esse quadro tende a piorar. Que tal então alguns cuidados para cuidar das varizes no verão?

Caso você sinta suas pernas pesadas, inchadas ou doloridas, é bom estar atento, pois podem ser varizes . De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, os casos aumentam de 20 a 30% no verão.

Efeito do calor do verão em um quadro de varizes


As varizes são impactadas significativamente pela temperatura ambiente. O calor causa a dilatação dos vasos, o que resulta em prejuízo na circulação. Com o sangue circulando mais lentamente, os pacientes podem apresentar sintomas incômodos, como peso, cansaço, sensação de queimação e inchaço nos membros inferiores. 

Esse efeito prolongado sobre a circulação pode acarretar em micro-lesões nas paredes das veias, propiciando o desenvolvimento ou agravamento das varizes. Sendo assim, para cuidar das varizes no verão, é importante reforçar os cuidados para compensar os efeitos negativos à circulação associados às altas temperaturas.

Para evitar complicações e cuidar das varizes no verão, deve-se apostar em cuidados diários capazes de facilitar a circulação, com consequente diminuição dos sintomas envolvidos. As varizes dos membros inferiores representam uma doença crônica, que pode ser tratada e/ou prevenida com práticas rotineiras.

Também é importante manter-se sempre bem hidratado, especialmente nos dias mais quentes, e ter uma alimentação saudável e balanceada. Adicionalmente, deve-se evitar ganho excessivo de peso e uso de medicações hormonais, como anticoncepcional e reposição hormonal. 

Sabendo isso, vamos para a nossa lista de 9 dicas para quem tem varizes aguentar o verão?

1. Use meias elásticas

As meias elásticas, ou de compressão, são importantes para estimular a circulação local. No entanto, muitas mulheres evitam usá-la durante o verão por causa do calor extremo. Se for esse o seu caso, deixe-as de lado um pouco e invista nos exercícios físicos e demais cuidados listados a seguir. Tem dúvidas de como usar? Consulte seu médico.

2. Faça exercícios físicos aquáticos

Os exercícios físicos na água são excelentes para cuidar das varizes no verão, porque exercem a pressão hidrostática, fazendo com que o líquido acumulado nas pernas retorne para o coração e para o pulmão. Dessa forma, o inchaço diminui, bem como suas consequências como dor e cansaço nas pernas. Alguns exercícios valiosos são:

  • Natação;
  • Hidroginástica;
  • Bicicleta na água;
  • Corrida na água.

 

3. Prefira exercícios de baixo impacto

 

Caso não seja possível praticar os exercícios na água, não tem problema. Mais importante é praticar alguma atividade física. Nesse caso, prefira exercícios de baixo impacto para cuidar das varizes no verão.

Além de serem mais confortáveis, especialmente para idosos, obesos e sedentários, os exercícios de baixo impacto reduzem o risco de lesões nas pernas e pés.

Entre uma caminhada e uma corrida, escolha a caminhada, que é menos exigente, a não ser que você tenha um bom preparo físico. Exercícios interessantes para quem tem varizes ou quer evitá-las são:

  • Ciclismo ou bicicleta na academia;
  • Pilates;
  • Ioga;
  • Caminhada;
  • Musculação leve, sempre com orientação de um educador físico.

 

4. Exercite-se com frequência

 

Os exercícios físicos são essenciais para estimular a circulação sanguínea, reduzir o inchaço e fortalecer a panturrilha, que é de extrema importância na circulação dos membros inferiores.

Mas, para que os efeitos sejam bem aproveitados, é preciso realizá-los com a frequência mínima de três vezes por semana e por, pelo menos, 30 minutos por dia.

Como estamos falando do verão, uma estação naturalmente quente, escolha horários mais agradáveis para mexer o corpo como o começo da manhã e o final da tarde.

 

5. Eleve as pernas antes de dormir

 

Outro cuidado muito válido para cuidar das varizes no verão é usar um travesseiro embaixo das pernas na hora de dormir. Essa posição favorece muito a circulação sanguínea das pernas, prevenindo o inchaço e melhorando o sono. Essa estratégia pode ser executada ao longo de todo o ano e é uma ótima alternativa para quem fica muito tempo em pé no trabalho, por exemplo.

 

6. Evite ficar o dia inteiro na mesma posição

 

Mesmo que você consiga incluir na sua rotina os exercícios físicos, evite permanecer muito tempo sentado ou em pé ao longo do dia. Profissionais cujo trabalho tenha essa exigência como garçons e secretárias, por exemplo, devem redobrar a atenção.

O ideal é mudar a posição de vez em quando, por alguns minutos, descansando e fazendo alongamentos para estimular a circulação sanguínea em todo o corpo e, principalmente, nas pernas.

 

7. Reduza o peso

 

Outro fator de risco para o surgimento das varizes é o excesso de peso. Aproveite para se exercitar ao ar livre e cuidar das varizes no verão.

Para acelerar o processo, invista em uma alimentação saudável, reduzindo frituras, carboidratos refinados, álcool e industrializados. Em vez disso, consuma legumes, frutas, verduras e produtos integrais.

Caso seja necessário, não deixe de seguir o tratamento com medicamentos indicados pelo seu médico para auxiliar nos resultados.

8. Beba água

Beber água é fundamental todos os dias, mas no verão ter esse cuidado é mais importante ainda por causa do calor natural da época. A água ajuda na retenção líquida, oxigena o cérebro e o organismo e ajuda o corpo a perder peso. Além, é claro, de ajudar na circulação.

9. Faça acompanhamento com seu médico vascular

Os exercícios realizados para melhorar o sistema linfático e venoso das pernas devem ter o acompanhamento do médico vascular.

Caso você já esteja com problemas de circulação, o seu sistema arterial está doente, comprometido e o oxigênio não está chegando como deveria a todas as partes do corpo. Nesse caso, a musculatura se cansa muito mais rápido.

Por isso, é importante que o médico saiba como o seu paciente está se exercitando para orientá-lo da melhor forma possível a tirar todo o proveito dos exercícios físicos para
cuidar das varizes no verão.

A orientação médica também é essencial para definir os próximos passos para uma vida com mais qualidade e longe das varizes. Que tal programar um tratamento definitivo para o próximo inverno, por exemplo?

Agende sua consulta com um de nossos cirurgiões. Além da estética, o tratamento de varizes proporciona melhora da saúde, bem-estar e qualidade de vida.

☎pelo telefone: 54. 3538.1666
📱pelo whats: 54. 99112.7039 (clique aqui: bit.ly/whatsVena)
💻pelo site: bit.ly/agendarClinicaVena

 

 

No Comments

Post A Comment