Como a hemodiálise é um tratamento invasivo, realizado para insuficiência renal, os pacientes necessitam de maior conforto e segurança. Por isso, a fístula arteriovenosa (FAV), um tipo de acesso entre uma artéria e uma veia, é confeccionada com o objetivo de facilitar as punções para o tratamento, pois gera um vaso de maior calibre, aumentando o fluxo sanguíneo para que ocorra a hemodiálise.
Costuma ser indicada pois possui fácil utilização e alta durabilidade, além de ser mais confortável e apresentar poucos riscos em relação a outras opções. Além disso, o procedimento de confecção da fístula é relativamente simples, realizado com anestesia local e sedação se necessário.
Geralmente, a fístula é feita na região do antebraço do lado menos utilizado pelo paciente. Também é possível fazer a FAV na região do cotovelo e nos membros inferiores, porém apenas em casos específicos.
A fístula arteriovenosa proporciona uma melhor qualidade de vida aos pacientes, pois possui menor taxa de infecções e trombose.
Enquanto os cateteres duram de semanas a alguns meses, as fístulas podem durar anos.
O paciente pode utilizar o braço normalmente fora das sessões de hemodiálise, garantindo assim, mais conforto.
Sim, é possível retornar a casa no mesmo dia.
Evitar usar roupas e objetos no local, bem como fazer punções e dormir sobre o braço com a fístula arteriovenosa. Também é indicado realizar a limpeza da pele antes das sessões de hemodiálise.
The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.
A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.