Aneurismas: o que são, como tratar e prevenir?

Aneurismas

Aneurismas: o que são, como tratar e prevenir?

Um aneurisma pode ser caracterizado como uma dilatação localizada e persistente de um vaso (artéria), quanto maior estiver, mais fina fica sua parede, aumentando o risco de ruptura. Assim, um aneurisma pode se romper e causar uma hemorragia ou permanecer sem estourar durante toda a vida.

Um aneurisma em si costuma não apresentar sintomas e é diagnosticado por meio de exames de imagem, e/ou uma massa pulsátil no corpo. Os sintomas vêm quando o aneurisma se rompe e dependem da localização do mesmo, podendo causar dor, pressão arterial baixa, aumento da frequência cardíaca, vertigens, sangramentos, náuseas e vômitos.

As complicações dos aneurismas podem ser: ruptura,trombose, fístulas, síndrome do dedo azul, paralisia nas pernas, isquemia e necrose do intestino. Problemas prévios como insuficiência renal, problemas no pulmão como DPOC, e outros problemas de coração, aumentam as complicações cardiovasculares. Um aneurisma cerebral se não tratado a tempo, pode levar à ocorrência de um AVC.

O aneurisma pode ocorrer em diversas artérias do corpo, recebendo uma denominação diferente para cada uma. Veja abaixo os exemplos de aneurismas:

– Aorta, que é a principal artéria do coração (aneurisma da aorta abdominal ou aneurisma da aorta torácica, este último mais grave);

– Cérebro (aneurisma cerebral, pode ser grave, causando mortalidade ou sequelas);

– Na parte de trás do joelho (aneurisma da artéria poplítea);

– Intestino (aneurisma da artéria mesentérica);

– Artéria do baço (aneurisma da artéria esplênica);

As causas dos aneurismas podem ser: aterosclerótica (acúmulo de gordura e colesterol nos vasos), inflamatórios (como por exemplo em pacientes com artrite), congênitos (más formações ao nascer), infeccioso (por micoses) e traumático (ex: sífilis, HIV, e candidiase). Os aneurismas ateroscleróticos são o que ocorrem com mais frequência. Eles estão relacionados à fatores de riscos, como: fumo, hipertensão arterial, colesterol elevado, obesidade.

Tratamento: Cirurgia Aberta ou  tratamento endovascular?

Hoje em dia, a melhor forma de tratamento de um aneurisma é por meio da cirurgia de reparo endovascular do aneurisma (EVAR), utilizando um dispositivo especial, chamado endoprótese, uma alternativa menos invasiva que a cirurgia de reparo aberta (convencional). O tempo de internação é mais curto, de 2 a 4 dias geralmente. A cirurgia endovascular geralmente é a escolha para pessoas com perda de função renal, pois diminui as complicações durante e após a cirurgia, além de preservar o fluxo sanguíneo.

A maior complicação pós cirúrgica geralmente é o infarto agudo do miocárdio, por isso avaliação cardiológica pré operatória é importante.

Contudo, a melhor forma de prevenir um aneurisma e evitar novos episódios, é por meio de um estilo de vida saudável, com baixo consumo de gordura e sal na alimentação, hábito de praticar atividades físicas, pelo menos 10 minutos por dia, evitar bebidas alcoólicas e tabagismo. Assim, os fatores de risco para aneurisma e outras doenças podem ser evitados.

Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232

Referências:

CARDOZO, Marco Aurélio et al. Tratamento endovascular de aneurisma da artéria renal por embolização com micromolas preservando o fluxo sangüíneo renal: relato de caso. Jornal Vascular Brasileiro, [s.l.], v. 6, n. 2, p.167-170, jun. 200

MEDTRONIC. ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL – Opções de Tratamento. Disponível em: <https://www.medtronic.com/br-pt/your-health/treatments-therapies/abdominal-aortic-aneurysm.html>. Acesso em: 08 set. 2019.

SAÚDE, MinistÉrio da. Aneurisma. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2795-aneurisma>. Acesso em: 08 set. 2019.

SAÚDE, MinistÉrio da. Diretriz Brasileira para o tratamento do Aneurisma de Aorta Abdominal. Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sus, Brasília, v. 5, n. 8, p.1-55, mar. 2017.

COMPARTILHE!

Sobre o blog

A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.

Categorias

siga-nOS

A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.

siga-nOS

POSTS RECENTES