O AVC, popularmente conhecido como derrame, ocorre pelo entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos que levam o sangue ao cérebro. Por meio de exames vasculares como o Ecodoppler, é possível identificá-lo e preveni-lo, quando sua origem for o desprendimento de placas das carótidas.
As principais causas estão relacionadas à hipertensão arterial, à aterosclerose, principalmente com presença de placas em carótidas, a má-formações congênitas vasculares (aneurismas) e a situações de aumento da coagulação sanguínea.
O check-up pode ajudar, principalmente, identificando e chamando atenção para aqueles fatores de risco fundamentais para o AVC. Estamos falando de hipertensão arterial, diabetes, obesidade e alterações de colesterol e triglicerídeos que podem ser diagnosticados por meio do check-up e de fatores de risco externos como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, o uso de pílula anticoncepcional em mulheres e o sedentarismo.
Em relação a estes, o check-up tem um papel fundamental como instrumento de aconselhamento e estímulo à mudança de hábitos nocivos à saúde.
Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232