O sistema vascular (ou sistema circulatório, como também é chamado) é uma peça fundamental para garantir o funcionamento do corpo humano, pois é responsável pela circulação do sangue e pelo transporte de nutrientes e oxigênio por todo o corpo.
Devido à sua importância vital, nada mais relevante do que uma especialidade exclusivamente voltada ao estudo e tratamento das patologias que afetam o sistema vascular: a angiologia.
O especialista responsável pelo tratamento de patologias que acometem o sistema circulatório, incluindo as artérias, as veias e os vasos linfáticos, é o cirurgião vascular. Aneurismas, aterosclerose, trombose e varizes são algumas das principais doenças tratadas por este profissional.
O foco de sua atuação se dá quando as complicações não podem ser resolvidas clinicamente, e então há a necessidade dos procedimentos cirúrgicos e invasivos.
O papel do cirurgião vascular é garantir que os pacientes com problemas vasculares tenham acesso às variadas opções de tratamento, e compreendam cada uma delas. Embora a especialidade do profissional seja a cirurgia, ele é capacitado para diagnosticar e tratar todos os pacientes, incluindo os que não precisam de intervenções cirúrgicas.
Mas afinal, quando procurar um cirurgião vascular? Diante de sintomas como dor e inchaço nos membros, alterações na temperatura corporal, formigamento e dificuldade para caminhar, o profissional deve ser consultado. O primeiro passo é avaliar a origem dos sintomas e, a partir daí, alcançar um diagnóstico assertivo.
Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232