PODE SER CIRCULAÇÃO, MAS NÃO NECESSARIAMENTE. Em termos de circulação, existem dois motivos principais que causam dores nas pernas. O primeiro deles são as varizes, cujos sintomas envolvem dor com sensação de peso, como se a perna carregasse um chumbo, acarretando a dificuldade de andar. Alguns casos apresentam inchaços e uma consequente sobrecarga. O problema se agrava em pacientes com sobrepeso e obesidade.
O segundo motivo de dores nas pernas envolvendo circulação acontece em casos de aterosclerose (oclusão arterial), que também se manifesta como dor durante a caminhada. Essa condição faz com que a pessoa tenha claudicação intermitente, ou seja, dor na perna quando anda e que obriga a parar a marcha para melhorar. Após melhora, anda outro tanto.
No entanto, a maioria dos pacientes que recebemos queixando-se de dores nas pernas são casos que nada têm a ver com problemas circulatórios, por mais que eles tenham certeza de que estão recorrendo à especialidade certa. A verdade, no entanto, é que se trata de casos específicos relacionados à fisiatria (tendinites e contraturas musculares) ou à ortopedia (são o reflexo de dores na coluna, que fazem com que o paciente use os membros inferiores para recompensar, gerando assim uma carga desproporcional à capacidade de cada um deles).
De qualquer maneira, o paciente tem todo o direito de se enganar no diagnóstico. A atitude de procurar uma resposta com o especialista é exemplar. Passar por exames de check-up é a melhor maneira para manter uma boa saúde. Mais exemplar ainda é manter a busca, mesmo quando o diagnóstico não vem da especialidade que, a princípio, o paciente suspeita. É importante ouvir as orientações médicas indicando o especialista correto para acolhê-lo.
Agende seu check-up vascular.
Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular |RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232