A hipertensão é uma doença silenciosa, já que quase não manifesta sinais de sua presença. Falando propriamente da sua relação com a saúde vascular, quando não tratada acarreta danos às artérias, como o estreitamento, fechamento e rompimento dos vasos.
Além disso, a pressão arterial elevada também pode provocar o endurecimento da parede dos vasos, que perdem a capacidade de fazer o sangue circular adequadamente e exigem um esforço maior do coração para bombeá-lo.
Essa diminuição do fornecimento de sangue para alguns órgãos, podem fazê-los entrar em falência, e provocar um infarto do miocárdio, um acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca ou insuficiência renal.
Sua causa pode estar relacionada a fatores hereditários, ambientais e principalmente ao estilo de vida. Hábitos como o consumo de sal em excesso, ingestão de bebida alcoólica em exagero, falta de atividade física regular e sobrepeso são alguns exemplos.
Muitas vezes, a simples mudança de hábitos é suficiente para manter a pressão arterial sob controle. Lembre-se que cuidar da saúde, principalmente da pressão arterial, diminui os riscos da hipertensão e seus efeitos nocivos sobre a saúde vascular.
Arraste para o lado e confira os hábitos de prevenção que recomendamos!
Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232