Jejum antes das cirurgias

Mesa com copo com leite e prato com cereais e morangos

Jejum antes das cirurgias

Jejum é a abstinência de alimentos sólidos ou líquidos por determinado tempo. Certos procedimentos cirúrgicos e exames necessitam desta pratica por determinado período antes de sua realização para efetivar a segurança do paciente.

É necessário antes de qualquer cirurgia?

Provavelmente. Isso depende do tipo de cirurgia que você irá fazer e do tipo de anestesia.

Você precisará realizar jejum se for submetido a um dos seguintes procedimentos:

Anestesia geral – A anestesia geral, como o próprio nome sugere, rebaixa totalmente o nível de consciência, impossibilitando os sentidos de audição, fala, olfato ou qualquer outro tipo de sensibilidade.

Anestesia regional – É o bloqueio de uma área do corpo, como uma perna ou um braço. A injeção de anestésico é feita ao redor do nervo que dá a sensibilidade para a área de interesse durante a cirurgia.

Sedação – É o termo usado para medicamentos que visam diminuir nível de consciência do paciente não afetando sua habilidade de respirar, responder a estímulos físicos ou a comandos verbais.

Existe perigo real ao não seguir o jejum pré-operatório?

Sim, caso você tenha feito a gestão de alimentos ou líquidos nos períodos que deveria ficar em jejum, avise se médico. O procedimento terá que ser remarcado, porém continua-lo pode por em risco sua saúde, ao aumentar as chance de broncoaspiração, complicação cirúrgica grave. Normalmente, o corpo é capaz de impedir que o conteúdo do estomago passe para os pulmões, porém com o rebaixamento da consciência pela sedação ou anestesia, isso pode não acontecer mesmo que a ingestão tenha sido em pouca quantidade fale ao seu médico.

Qual o tempo ideal de jejum pré-operatório?

De novo, depende. Porém, consensualmente recomenda-se:

Não como alimentos sólidos de 6 a 8 horas antes da cirurgia. Evite especialmente alimentos com leite. Isso se deve, pelo leite se converter em pequenos coágulos no estomago.

Você pode beber líquidos sem polpa ou outras partículas, como água, suco sem polpa, café ou chá. Após esse tempo é expressamente proibido o consumo.

Essas indicações podem variar conforme o hospital e os protocolos seguidos. Converse sempre com seu médico.

Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232

Bibliografia

Patient Education: Fasting Before Surgery (The Basics), Uptodate, 2019.

 

COMPARTILHE!

Sobre o blog

A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.

Categorias

siga-nOS

A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.

siga-nOS

POSTS RECENTES