No Dia Internacional da Medicina Integrativa, trazemos os 7 pilares dessa abordagem para destacar como ela também pode transformar os cuidados com a saúde vascular.
Vamos explorar cada um deles:
1- Ser Menos Invasiva: Na saúde vascular, sempre que possível, priorizamos tratamentos minimamente invasivos, como a embolização ou a ablação térmica, que oferecem alta eficácia com menor impacto ao paciente.
2- Basear-se em Evidências: Todas as decisões de um médico cirurgião vascular são fundamentadas em estudos científicos robustos e diretrizes internacionais atualizadas. Dessa forma, garantindo o melhor cuidado para cada caso.
3- Combinar Abordagens Comprovadas e Complementares: Além dos tratamentos médicos, práticas como fisioterapia vascular, uso de meias elásticas e orientações nutricionais específicas podem ser integradas para um plano completo e personalizado.
4- Investigar a Causa com Diagnóstico Preciso: Um cirurgião vascular avalia profundamente cada paciente por meio de consultas detalhadas e exames de imagem avançados. Como por exemplo, o Doppler vascular, para identificar a causa exata dos sintomas e propor um tratamento adequado.
5- Considerar Fatores de Bem-Estar: O médico cirurgião vascular avalia o estilo de vida do paciente, como hábitos alimentares, prática de exercícios e controle de doenças crônicas. Assim, para garantir um cuidado abrangente que melhore a qualidade de vida.
6- Analisar Resultados e Evolução: O acompanhamento regular e criterioso faz parte da prática vascular. Monitorar exames de imagem e respostas ao tratamento são fundamentais para ajustar estratégias terapêuticas conforme necessário.
7- Priorizar a Relação Médico-Paciente: O cuidado humanizado é um dos pilares da medicina integrativa. Na Clínica Vena, priorizamos a escuta ativa, a confiança e a construção de um plano de tratamento conjunto, sempre alinhado com as necessidades do paciente.
A medicina integrativa é um modelo que valoriza a personalização, o cuidado baseado em evidências e uma visão ampliada da saúde. Aplicada à saúde vascular, ela vai além do tratamento das doenças, promovendo o bem-estar integral e priorizando a qualidade de vida dos pacientes.