Dermatite ocre é o nome de manchas amarronzadas (podendo também possuírem aspectos avermelhadas) nas pernas. De modo geral, a dermatite ocre é uma consequência da insuficiência venosa. Essa insuficiência geralmente ocorre em pacientes com doença venosa crônica, como varizes, por exemplo. A insuficiência venosa causa uma hipertensão nas veias, resultando no extravasamento de sangue para a pele. Ela possui uma cor amarronzada como característica, devido à presença de hemossiderina (que contém ferro) no sangue, e ao se fixar na pele, produz a cor característica.
A dermatite ocre, podendo ou não estar associada a edema (inchaço) nas pernas é uma manifestação aguda de uma doença crônica já existente. Geralmente, essas manchas não são sensíveis e não doem.
Além das varizes, outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento da dermatite ocre, como por exemplo:
– Muito tempo parada na mesma posição (viagens longas);
– Excesso de peso;
– Trombose venosa em membros inferiores;
– Ou algum outro fator que dificulte o retorno de sangue nas veias.
O diagnóstico da dermatite ocre é clínico, no exame físico. Também pode ser importante a realização de exames laboratoriais (de sangue) para descartar complicações como infecções (celulite, sepse). Também deve-se descartar trombose venosa por exames radiológicos com doppler.
O tratamento da dermatite ocre é composto por:
* alívio da manifestação aguda
* tratamento contra a manifestação crônica;
Ou seja, sem as duas conjuntas, o tratamento não é eficaz e o quadro pode se repetir. A dermatite em si pode ser tratada com cremes tópicos, geralmente à base de corticoides. Em casos agravados, a terapia com laser à luz pulsada pode ser recomendada.
Já o tratamento da doença venosa crônica será estabelecido por seu médico, baseado em: perda de peso, atividade física (preferência por caminhada), elevação das pernas, terapia de compressão (meias ou ataduras elásticas). O uso de hidratantes ou óleos corporais sem fragrância também são úteis.
Dessa forma, a principal forma de prevenção da dermatite ocre é por meio do controle da doença venosa crônica. Procure um médico vascular para um melhor acompanhamento e orientação.
Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232
Referências:
BARCELOS, Ana. Manifestações Dermatológicas da Insuficiência Venosa Crônica. Cad Bras Med XXVII (3): 1-58, 2014
FRANSWAY A. F. Stasis dermatites. Waltham (MA): UpToDate, Inc., 2014. Disponível em: <http://www.uptodate.com/contents/stasis-dermatitis>
TELESSAÚDE. Qual o tratamento para eczema de estase? 2015. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/telessauders/perguntas/qual-o-tratamento-para-eczema-de-estase/>. Acesso em: 19 out. 2019.