Quem nunca ficou com um roxo após ter batido a perna? Pois é, a coisa pode não ser tão simples assim. Na grande maioria das vezes, fica um roxinho que chamamos de equimose, que após alguns dias irá desaparecer.
Mas dependendo do local traumatizado, uma veia mais calibrosa, como é o caso da veia safena, pode ser atingida e evoluir para um sangramento, hematoma e até trombose.
O trauma vascular é a destruição dos vasos sanguíneos que nutrem importantes áreas do organismo. Esta perda de integridade interrompe abruptamente o suprimento de oxigênio para os tecidos, carreado pelo sangue, levando à morte dos mesmos.
A isquemia (falta de sangue) dos órgãos ou membros tem um tempo variável de resistência, mas deve ser tratado o mais rápido possível, traduzindo em melhores resultados terapêuticos.
O trauma vascular pode ser causado por acidente de carro ou moto, projétil de arma de fogo e arma branca (faca, vidro, etc). É a segunda causa morte no mundo e a primeira entre a faixa etária até os 40 anos, refletindo com importante conotação sócio-econômica para o país.
Se você sofreu algum trauma procure imediatamente ajuda de um médico!
Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232