
Consiste no bloqueio ou estreitamento de uma artéria, causando a diminuição do fluxo sanguíneo. Apesar de ser mais observada em membros inferiores, também pode ocorrer em membros superiores.
Costuma aparecer em cerca de 10 a 25% dos pacientes acima de 55 anos e mais de 70% desses casos são assintomáticos. Conforme a doença avança, pode ser observado fraqueza, dormência nas extremidades e até espessamento das unhas, queda de pelos e diminuição da temperatura cutânea, podendo ocorrer úlceras ou gangrenas.
O tratamento está relacionado no controle da hipertensão, redução do colesterol e realização de atividades físicas. Em casos mais graves, é necessário intervenção cirúrgica para desobstruir o fluxo sanguíneo, podendo ser realizada através de cirurgia aberta ou cirurgia endovascular.
É comum entre idosos, do sexo masculino, fumantes e com obesidade.
Através do Eco Doppler, exame que facilita a obtenção de um diagnóstico e um tratamento mais específico e objetivo. Também busca-se realizar anamnese, para reconhecer possíveis fatores de risco no paciente.
Sim, manter uma alimentação balanceada, fazer exercícios físicos, bem como controle da diabetes são algumas medidas.
A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.