Conforme dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), problemas vasculares acometem mais a terceira idade do que o restante da população. Isso se explica, em grande parte, pelo próprio processo de envelhecimento e deterioração das fibras nos músculos.
Nessa faixa etária, o sistema vascular merece especial atenção, pois não é incomum que, com a passagem do tempo, as artérias acabem obstruídas pelo acúmulo de gordura (aterosclerose), surjam mais varizes (que podem levar a trombose e úlceras na perna) e também ocorra uma diminuição na elasticidade dos vasos sanguíneos, o que pode prejudicar a circulação e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC.
Para se obter maior qualidade de vida, é fundamental que a população idosa tome alguns cuidados diários como manter uma dieta equilibrada e saudável (com pouco sal e gordura e muitas frutas e vegetais) e o peso adequado, evitar permanecer muito tempo numa mesma posição e praticar exercícios físicos e alongamentos. Tudo isso ajuda a melhorar a circulação e a saúde do sistema vascular.
Somado a isso, recomenda-se a realização de check-ups vasculares com maior regularidade para o acompanhamento de doenças já existentes e a prevenção às novas.
Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232