Telemedicina: o que é?

Exame de raio-x da mão

Telemedicina: o que é?

Telemedicina é o uso de meios eletrônicos e de comunicação para difundir informação e prover suporte remoto relacionado à saúde com o fim de prover cuidado ao paciente, iniciativas de educação e criação de politicas públicas em saúde.

Trata-se de um tema polêmico por levantar uma série de dúvidas quanto a sua efetividade e receio da perda da relação médico-paciente. Exploraremos aqui algumas das possibilidades do uso da telemedicina.

Monitoramento Remoto do Paciente

Através da coleta de dados por meios eletrônicos é possível, apesar da distância, dar supervisão a pacientes que a necessitam. Podendo ter acesso a dados como batimentos cardíacos e pressão, o médico pode dar um atendimento focal e individualizado, apesar de limitações físicas de tempo e espaço. Estudos da década de 1990 nos EUA já demonstraram os benefícios do acompanhamento de pacientes com insuficiência cardíaca.

Discussão de Casos entre Médicos ou outros Profissionais da Saúde

Além de propiciar a especialistas uma segunda opinião de seus pares, essa modalidade pode ajudar regiões sem um número razoável de especialistas a não ficar tão prejudicada. Dessa forma, por exemplo, médicos generalistas podem consultar especialistas sobre casos excepcionais ou que ficarem em dúvida para, assim, melhor atender o paciente.

Consulta Virtual

Consultas por vídeo ou por telefone também são áreas da telemedicina. Nelas é possível obter um acompanhamento do paciente, tendo claras as limitações ao exame físico, embora a parte da inspeção ainda possa-se manter com o uso da câmera. Desse modo é de entendimento da literatura que não sejam realizadas, preferencialmente, primeiras consultas por via remota. Nessa modalidade também existe a possibilidade realizar-se a leitura de exames.

De fato, a telemedicina apesar de não ser uma pratica tão nova a nível mundial, tem uma evolução tão constante quanto a tecnologia. A prática médica deve poder se adaptar a ela sem perder sua essência fundamental: o cuidado ao paciente.

Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232

Bibliografia

The Health Resources and Services Administration. https://www.hrsa.gov/rural-health/telehealth/index.html Acesso em: 08/09/2019

Shaw, D. K. Overview of telehealth and its application to cardiopulmonary physical therapy. Cardiopulmonary physical therapy journal, 20(2), 13; 2009.

Fatehi, F., Armfield, N. R., Dimitrijevic, M., & Gray, L. C.Clinical applications of videoconferencing: a scoping review of the literature for the period 2002–2012. Journal of Telemedicine and Telecare, 20(7), 377–383; 2014.

 

COMPARTILHE!

Sobre o blog

A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.

Categorias

siga-nOS

A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.

siga-nOS

POSTS RECENTES