
O mioma é um tumor benigno e relativamente comum, que se forma no útero, com localização e tamanho variáveis. Para o tratamento, recomenda-se fazer embolização, procedimento eficiente e minimamente invasivo que interrompe o fluxo sanguíneo e nutre o mioma, reduzindo seu tamanho e pressão nos órgãos pélvicos.
O método evita a retirada do útero e possui um período de recuperação mais curto do que outras opções convencionais. É realizado em ambiente hospitalar através de uma pequena punção com anestesia na virilha ou no braço da paciente, no qual um cateter é inserido até as artérias que levam o fluxo sanguíneo para o útero. Na sequência, pequenas partículas sintéticas são aplicadas para obstruir a irrigação dos miomas, assim reduzindo o seu tamanho.
Este procedimento não precisa de incisão cirúrgica, apenas uma pequena punção na virilha da paciente.
Ao contrário da ressecação cirúrgica, a paciente poderá ter filhos novamente, se assim quiser.
Geralmente, a paciente fica um dia internada para ser observada. A alta costuma ocorrer no dia seguinte ao procedimento.
Muitas vezes, em exames de rotina, com o médico ginecologista. Ao sentir irregularidades que sugerem a presença dos miomas, o médico poderá solicitar exames para confirmar o diagnóstico, como ultrassonografia transvaginal e ressonância magnética.
Geralmente, os miomas são silenciosos, mas em alguns casos as pacientes apresentam sangramento excessivo, até mesmo fora do período menstrual, anemia, dor e necessidade de urinar frequentemente. Nessas situações, em que os sintomas do mioma são mais graves, o médico costuma recomendar o procedimento. Porém, para saber qual tratamento é o mais indicado, não deixe de realizar o acompanhamento e agende sua consulta com um de nossos especialistas.
Normalmente, a recuperação é rápida, com repouso de cerca de uma semana. Durante esse período, deve-se evitar exercícios físicos. Além disso, as pacientes não podem ter relações sexuais durante 40 dias, para não causar dor ou infecções.
A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.