As varizes, muitas vezes, podem apresentar sintomas como coceira. Mas por que isso acontece? As varizes e vasinhos são vasos doentes, com paredes espessas e frágeis. Se existe uma dilatação dos vasos, pode haver aumento de temperatura local, além de processo inflamatório na parede do vaso, o que dá a sensação de coceira.
Pacientes com quadros circulatórios mais graves, por excesso de retenção, podem desenvolver dermatites, que se manifestam por lesões de pele, coceira e até manchas.
Algumas dicas podem aliviar os sintomas, como: hidratação da pele; fazer pausas durante o dia com as pernas elevadas; aplicar compressas frias com chá de camomila; e consultar um cirurgião vascular para tratamento mais específico.
É importante pensar na melhora da circulação sanguínea para evitar a piora do quadro. As varizes do sistema venoso superficial, por exemplo, podem doer, arder, causar sensação de peso às pernas e tornozelos, coçar, incomodar esteticamente e, dependendo do grau, levar a úlceras varicosas.
Agende seu checkup vascular e cuide da sua saúde! Clique aqui e fale com nossa equipe.
Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232