É fato que maioria das mulheres só se lembra das varizes e vasinhos na época do verão, quando estão utilizando roupas que deixem suas pernas a mostra. Além disso, nessa estação por conta do calor, as veias se dilatam e ocorre mais retenção de líquidos, agravando os sintomas. Neste momento o desejo de tratá-las é instantâneo…
Mas é importante destacar que o inverno é a época mais procurada para iniciar os cuidados com as varizes. Durante os meses de maio a setembro, as temperaturas estão mais amenas e as pernas podem ficar escondidas e protegidas do sol durante o tratamento.
A escleroterapia, por exemplo, é muito utilizada para tratar as chamadas telangiectasias, que são veias finas e arroxeadas. E após este procedimento, é recomendável evitar a exposição ao sol, para prevenir o aparecimento de manchas.
Nos tratamentos realizados com a radiofrequência, o fato de a pele não estar bronzeada é favorável, pois evita a pigmentação de possíveis manchas que possam ocorrer após o procedimento em função da absorção da luz do laser pela melanina.
Outra vantagem, é que usar meias de compressão elástica ajudam a acelerar a recuperação no caso de varizes que necessitem de procedimento cirúrgico, e no inverno, vestir a meia é mais confortável.
Mas vale lembrar que o maior benefício em se tratar as varizes no inverno é ficar com as pernas belas e saudáveis para aproveitar o verão. Já que, além de melhorar a aparência estética, o tratamento das varizes proporciona melhora do bem-estar e qualidade de vida.
Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232