PATOLOGIAS

Pé diabético

Pé diabético

Quem têm diabetes precisa prestar atenção na saúde dos pés. Essa é uma das principais causas de amputações no país, que geralmente aparece quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são altos.  

Os sintomas incluem presença de inflamação ou infecção, deformidade nos ossos ou tecidos dos pés e sensações anormais, como formigamento, queimação e diminuição de sensibilidade. No último caso, como não sente dor, o paciente muitas vezes nem percebe a ferida, o que faz que a doença se agrave.  

O tratamento depende do tipo e da gravidade da lesão, podendo envolver antibióticos, uso de insulina e pomadas antimicrobianas. Em casos mais graves, é necessário o internamento no hospital.  

Pacientes com histórico de diabetes há mais de 10 anos, úlceras e alterações nas unhas dos pés. 

Sim, nos casos mais graves pode levar a necrose de algumas áreas da pele, sendo necessário fazer a amputação da região afetada. 

Sim, uma medida simples é examinar cuidadosamente os pés diariamente, para evitar infecções e reduzir o risco de amputações.  Além disso, também recomenda-se usar calçados confortáveis, meias limpas e nunca ficar descalço. 

A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.

siga-nOS

POSTS RECENTES