Pesquisar
Close this search box.

TECNOLOGIAS

Laser de safena

Laser de Safena

O laser de safena é um procedimento minimamente invasivo usado para tratar varizes nas pernas. A safena é uma veia longa que se estende desde o pé até a virilha e, às vezes, ela pode se tornar dilatada e tortuosa, causando sintomas como dor, inchaço e sensação de peso nas pernas.

No procedimento, um pequeno cateter é inserido na safena por meio de uma punção na pele. O cateter é então guiado através de um ultrassom até o ponto onde a safena se encontra com a veia femoral na virilha. Em seguida, um laser é usado para aquecer e fechar a safena, fazendo com que o sangue seja redirecionado para outras veias saudáveis.

O tratamento é realizado sob anestesia local ou sedação e pode ser feito em regime ambulatorial, ou seja, o paciente pode ir para casa no mesmo dia. O tempo de recuperação é, geralmente, mais curto do que a cirurgia convencional de safena, mas costuma ser necessário ainda um período de repouso e cuidados pós-operatórios para garantir uma recuperação adequada. 

Diferenciais

1

Aparência estética

Como as incisões são pequenas e a cicatrização é rápida, o resultado estético do tratamento é considerado excelente.

2

Menos dor e desconforto

Em comparação com outros procedimentos de tratamento de varizes, como a cirurgia tradicional, o laser de safena é minimamente invasivo.

3

Tratamento ambulatorial

O laser de safena geralmente é realizado em um ambiente ambulatorial, o que significa que os pacientes podem ir para casa no mesmo dia do procedimento.

Sim! Vários estudos clínicos mostraram que o procedimento é altamente eficaz, com uma taxa de sucesso de até 98% em alguns casos.

Geralmente, o procedimento não é doloroso, mas os pacientes podem sentir alguma sensação de pressão, desconforto ou queimação. Essas sensações costumam variar e podem ser aliviadas com analgésicos ou outros medicamentos prescritos pelo médico.

Sim, o procedimento é realizado sob anestesia local e não requer incisões significativas, o que reduz o risco de complicações. No entanto, como em qualquer procedimento médico, existem riscos associados ao tratamento. Essas complicações são raras e podem ser minimizadas com a escolha de um cirurgião vascular qualificado e experiente, a realização adequada do procedimento e o cumprimento das instruções pós-operatórias do médico.

 

Geralmente, é rápida e a maioria dos pacientes pode retornar às atividades normais logo após o procedimento. No entanto, o tempo pode variar de acordo com o paciente e o tipo de procedimento realizado. Indica-se o uso meias de compressão por algumas semanas após o procedimento para ajudar a reduzir o inchaço e promover a cicatrização. É importante evitar atividades extenuantes ou levantamento de peso por algumas semanas após o tratamento.  Além disso, também não é aconselhado tomar banhos quentes ou se expor ao sol diretamente na área tratada por algumas semanas.

A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.

siga-nOS

POSTS RECENTES