VERDADE!
A linfangite é uma inflamação do sistema linfático, normalmente causada por infecções, caracterizada por edema (inchaço) nas pernas e algumas vezes nos braços. Arranhões, calos, frieiras e rachaduras nos pés servem de portas para que microorganismos adentrem o corpo, se proliferem e causem essa doença.
Quando atinge o grau agudo, pode causar febre elevada (39ºC), náuseas, vômitos, desconforto, dor e vermelhidão na área atingida. A sua forma mais grave é a linfangite gangrenante, que requer intervenção do cirurgião vascular para ser tratada.
Já a erisipela, é um processo infeccioso da pele, que pode também atingir a camada de gordura subcutânea. Estrias avermelhadas sensíveis ao toque são seu principal sintoma, que pode ser acompanhado ainda por febre, inchaço, dor de cabeça e muscular, mal estar, calafrios e perda do apetite.
Pessoa obesas, com diabetes, imunodeficientes, que utilizam esteroides ou retiraram a safena, estão mais sujeitas a ambas as enfermidades e devem ser tratadas imediatamente após o diagnóstico para que não ocorram maiores complicações.
Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232