A doença de varizes em peles escuras requer maior atenção, pois as alterações que são visíveis na pele podem ser mais difíceis de serem detectadas, o que dificulta o diagnóstico precoce da doença.
Além disso, a pigmentação da pele escura pode afetar a forma como a luz é refletida, desse modo compromete a visualização de varizes e outros problemas vasculares. Por esse motivo, é importante que pessoas com pele escura prestem atenção em outros sinais de alerta, como dor nas pernas, sensação de peso, inchaço e formigamento.
Outro fator que pode agravar a doença de varizes em peles escuras é o fato de que as pessoas com esse tipo de pele têm mais propensão a desenvolver hiperpigmentação pós-inflamatória, que é um escurecimento da pele após lesões ou inflamações. Essa hiperpigmentação pode afetar as pernas e pés, onde as varizes são mais comuns, tornando a pele ainda mais escura e comprometendo ainda mais a estética.
Por isso, é fundamental que pessoas com pele escura realizem avaliações médicas regulares para detectar precocemente a doença de varizes e outros problemas vasculares. O tratamento precoce pode ajudar a prevenir complicações mais graves, além de melhorar a aparência das pernas e reduzir o desconforto causado pela doença.
Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232