Parar de Fumar é realmente importante?

Cigarro

Parar de Fumar é realmente importante?

O hábito de fumar é o fator de risco líder mundialmente como causa de mortalidade. No mundo todo, é responsável por 6 milhões de mortes anualmente. As três principais doenças relacionadas com o fumo são doenças cardiovasculares ateroscleróticas, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica(DPOC). Fumar um cigarro por dia já aumenta em 50% as chances de aterosclerose coronariana, isto é, obstrução dos vasos que irrigam o coração, e em 25% as de chance de acidente vascular cerebral(AVC).

Algumas das doenças relacionadas ao fumo são:

Doenças cardiovasculares – Graças a nicotina e aos compostos químicos presentes no cigarro, ocorrem uma série de reações que elevam a pressão arterial, aumentam a coagulabilidade do sangue e facilitam a obstrução de vasos por placas ateroscleróticas.

Doença pulmonar obstrutiva crônica –  Surge pela obstrução que a fumaça do cigarro causa à longo prazo nas vias aéreas. Manifesta-se como bronquite ou enfisema.

Câncer de pulmão – O fumo é responsável direto por aproximadamente 90% dos casos de câncer de pulmão, geralmente com o pior prognóstico dentre os tipos de câncer de pulmão.

Diabetes – Sabe-se que fumar tem relação com a possibilidade do desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Desordens de fertilidade e reprodutivas – O cigarro contribui para disfunção erétil em homens, problemas na gestação, menopausa prematura em mulheres. E redução na fertilidade em ambos os sexos. 

Fraturas ósseas – Principalmente em mulheres, o cigarro aumenta a perda de cálcio nos ossos, deixando estes mais frágeis e propensos a fraturas.

Existem também riscos para as pessoas que convivem com um fumante, pois a exposição secundária é igualmente nociva. Dentre eles estão o maior risco de câncer de pulmão, AVC e infartos. Em crianças os riscos podem ser ainda maiores podendo implicar no desenvolvimento de asma, doença cardiovascular e câncer no futuro.

Felizmente, se você largar completamente o fumo, hoje, ainda pode-se…

Após um ano, diminuir pela metade as chance de doença coronariana e continuar reduzindo ainda mais essa chance com o tempo.

Reduzir o risco de câncer de pulmão, após cinco anos. Embora ainda tenha-se maior chance que pessoas que nunca fumaram.

Então, meu amigo, o que a medicina pode nos dizer atualmente sem nenhuma dúvida: 

Pare de fumar e viva melhor!

Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232

Bibliografia:

RIGOTTI Nancy A. Benefits and risks of smoking cessation. Uptodate, 06 Fev. 2018. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/benefits-and-risks-of-smoking-cessation Acesso em: 07/09/2019

JACKSON Elizabeth; BARNES Geoffrey. Cardiovascular risk of smoking and benefits of smoking cessation. Uptodate, 19 Jun. 2018. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/cardiovascular-risk-of-smoking-and-benefits-of-smoking-cessation Acesso em: 07/09/2019

COMPARTILHE!

Sobre o blog

A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.

Categorias

siga-nOS

A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.

siga-nOS

POSTS RECENTES