A gravidez é uma das principais causas do aparecimento das varizes. Estudos apontam que entre 20 e 40% das gestantes têm varizes nas pernas e mais de 80% terão inchaço nas pernas em algum momento da gestação.
As varizes começam a surgir ainda nos dois ou três primeiros meses da gravidez. Isso ocorre devido às mudanças hormonais que acontecem no corpo da mulher, como o aumento dos níveis de estrógeno e progesterona. Além disso, durante a gestação, ocorre o aumento da quantidade de sangue no organismo, contribuindo no aumento da pressão dentro das veias das pernas.
Com o passar da gestação, o bebê cresce e o útero vai aumentando gradativamente. O útero aumentado comprime a veia cava, a maior veia do corpo humano, que é responsável por carregar o sangue das pernas de volta para o coração. Assim, o sangue tem dificuldade de passar, causando inchaço e o aumento das varizes.
Porém, a maior causa do aparecimento de varizes, tanto na gestação quanto fora dela, é a genética. Ou seja, quem tem pai e mãe com varizes tem mais chances de desenvolver a doença.
E agora, o que fazer?
Repouse com as pernas para cima e utilize meias elásticas. Essas são as principais recomendações para aliviar os sintomas das varizes, como o inchaço, a dor e a sensação de peso nas pernas.
Tratando-se de procedimentos cirúrgicos, a recomendação é de que a paciente aguarde o término da gestação para planejar o tratamento.
E, muitas vezes, as varizes desaparecem após a gravidez. Mais um motivo para esperar o nascimento do bebê, né?
Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232