O TIPS é um procedimento inovador e minimamente invasivo, utilizado em casos específicos para tratar a hipertensão portal.
Descubra como ele pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de quem convive com essa condição:
O que é Hipertensão Portal?
A hipertensão portal é o aumento da pressão na veia porta hepática, que conduz sangue do trato gastrointestinal e do baço ao fígado.
Geralmente, ocorre em casos de cirrose, esquistossomose ou trombose da veia porta extra-hepática, podendo resultar em complicações como sangramento varicoso e ascite.
Nota importante:
Uma das opções de tratamento para a hipertensão portal e suas complicações é o TIPS (shunt portossistêmico intra-hepático transjugular).
Como o TIPS funciona?
O TIPS cria um desvio dentro do fígado, conectando de forma controlada a circulação portal (que leva sangue ao fígado) às veias supra-hepáticas (que transportam o sangue do fígado para o coração).
Assim, parte do sangue flui pelo caminho natural, passando pelo fígado até as veias supra-hepáticas, enquanto outra parte é desviada pelo TIPS, aliviando a pressão no sistema porta.
Para quem o TIPS está indicado?
A decisão de realizar o TIPS deve ser feita de forma multidisciplinar, envolvendo a colaboração de radiologistas intervencionistas, hepatologistas e gastroenterologistas.
O TIPS está indicado para o tratamento das complicações da hipertensão portal, com as principais indicações sendo:
– Falha em controlar o sangramento varicoso após a terapia farmacológica e endoscópica (TIPS de resgate)
– Sangramento por varizes esofágicas e esofagogástricas tipo 1 e 2 em pacientes Child-Pugh B (8-9 pontos) com sangramento ativo na endoscopia e Child-Pugh C (10-13 pontos) dentro de 72h após o tratamento endoscópico inicial, preferencialmente em 24h (TIPS preemptivo)
– Tratamento da ascite refratária em pacientes selecionados
Na Clínica Vena, oferecemos suporte especializado e acompanhamento personalizado em procedimentos de radiologia intervencionista. Conte conosco para cuidar da sua saúde vascular com excelência.